Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Nove em cada dez brasileiros confiam que COP30 ajudará no enfrentamento da crise climática

83% dos brasileiros também defendem que o governo invista mais em soluções climáticas, segundo Instituto Locomotiva e QuestionPro

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • 90% dos brasileiros veem a COP30 como uma oportunidade positiva para combater mudanças climáticas.
  • 83% defendem mais investimentos do governo em soluções climáticas.
  • 85% dos entrevistados conhecem a COP e 74% consideram a edição deste ano "muito importante".
  • Divisão sobre a preparação do Brasil para alterações climáticas: 43% acham que suas cidades não estão preparadas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Governo federal e do Pará querem entregar instalações da COP30 até 1º de novembro Cleyton Silva/OCB - 19.08.2025

A realização da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) em Belém (PA) é vista por 90% da população brasileira como positiva para o país, com expectativa de impacto no enfrentamento das mudanças climáticas.

Além disso, 83% defendem que o governo amplie investimentos em soluções ambientais.


Os dados são de pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro. O levantamento aponta ainda que 81% acreditam ser necessário maior engajamento dos países ricos, enquanto 82% esperam iniciativas do setor privado voltadas à adaptação climática.

Leia mais

Segundo o estudo, 85% afirmam conhecer ou ter ouvido falar da COP, e 74% atribuíram notas de 8 a 10, considerando a edição deste ano “muito importante”. O resultado evidencia o valor simbólico e estratégico da realização da conferência no Brasil.


Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, os dados reforçam a percepção de que os brasileiros acompanham o cenário climático e esperam do país uma atuação firme, coerente com sua posição estratégica no mundo.

“Sediar a COP30 vai muito além de um evento diplomático. Os brasileiros compreendem o impacto direto das mudanças climáticas em suas vidas e cobram ações concretas. O Brasil tem a chance de ser protagonista mundial nessa agenda”, afirma Meirelles.


Florestas e biodiversidade

O levantamento também mostra que a preservação das florestas e da biodiversidade aparece como prioridade para 30% da população.

Em seguida, foram citadas energias renováveis e baixa emissão de poluentes (20%), adaptação climática (13%), apoio financeiro a países em desenvolvimento (11%), justiça climática (10%) e redução de gases poluentes (10%).


Oito em cada dez brasileiros acreditam que ao menos parte das soluções discutidas será implementada, embora 20% esperem a aplicação integral das medidas.

A percepção sobre a preparação das cidades, estados e do país para enfrentar os efeitos climáticos é dividida: 43% afirmam que sua cidade não está preparada, 39% avaliam o mesmo sobre seu estado e 46% consideram o Brasil como um todo despreparado.

A pesquisa ouviu 1.499 brasileiros com 18 anos ou mais, de todas as regiões do país. A amostra foi ponderada por gênero, faixa etária, escolaridade, classe social e região, com base nos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Qual é a avaliação dos brasileiros sobre a COP30 no Brasil?

90% da população brasileira considera a realização da COP30 em Belém (PA) como positiva, com expectativa de impacto no combate às mudanças climáticas.

O que os brasileiros pensam sobre o investimento do governo em soluções climáticas?

83% dos brasileiros defendem que o governo deve investir mais em soluções climáticas.

Como os brasileiros veem a participação dos países ricos no combate às mudanças climáticas?

81% da população acredita que os países ricos devem se engajar mais nesse combate.

Qual é a expectativa em relação às empresas privadas e a adaptação climática?

82% dos brasileiros esperam que as empresas privadas tenham iniciativas para contribuir com a adaptação climática.

Qual é o conhecimento dos brasileiros sobre a COP30?

85% afirmam conhecer ou já ter ouvido falar da COP, e 74% atribuíram notas de ‘8 a 10’, considerando a edição deste ano “muito importante”.

Quais temas são considerados mais relevantes para discussão na COP30?

A preservação das florestas e da biodiversidade é mencionada por 30% da população como o tema mais relevante, seguida por energias renováveis e baixa emissão de gases poluentes (20%), adaptação às mudanças climáticas (13%), apoio financeiro para países em desenvolvimento (11%) e justiça climática (10%).

Qual é a expectativa dos brasileiros sobre a implementação das soluções discutidas na COP30?

Oito em cada dez brasileiros acreditam que pelo menos parte das soluções discutidas será colocada em prática, embora apenas 20% esperem que todas as medidas sejam efetivamente aplicadas.

Como os brasileiros avaliam a preparação das cidades e do país para lidar com as mudanças climáticas?

A percepção é dividida: 43% afirmam que sua cidade não está preparada, 39% dizem o mesmo sobre o estado em que vivem, e 46% acreditam que o Brasil como um todo não está apto a enfrentar os desafios climáticos.

Qual foi a metodologia da pesquisa sobre a COP30?

A pesquisa ouviu 1.499 brasileiros e brasileiras com 18 anos ou mais, de todas as regiões do país, com amostra ponderada por gênero, faixa etária, escolaridade, classe social e região, com base nos dados da PNAD do IBGE.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.