Parecem fakes, mas são reais: relembre fatos curiosos que marcaram o mundo em 2024
Ano foi marcado pelo bloqueio do X no Brasil, gafes de Biden em eleições, prisão de P. Diddy e polêmicas nos Jogos Olímpicos
Brasília|Rafaela Soares e Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília
Na internet, algumas pessoas dizem que o “roteirista do Brasil” merece ganhar um Oscar. Afinal, são tantos fatos curiosos acontecendo que nem o mais criativo profissional do cinema poderia prever. Mas não é só no Brasil. Em 2024, os Jogos Olímpicos, as eleições nos EUA e no Brasil, celebridades internacionais e a polêmica do X (antigo Twitter) foram alguns dos tópicos que repercutiram nas redes sociais. Por isso, o R7 separou alguns fatos curiosos que aconteceram neste ano.
Leia mais
Bloqueio do X no Brasil: Moraes determina multa para volta de rede social, mas representantes da plataforma depositam valor em conta bancária errada
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do X no Brasil após a empresa não indicar um representante legal no país. Para que a plataforma voltasse a funcionar, Moraes determinou que a empresa pagasse uma multa de R$ 28,6 milhões. Acontece que os representantes da empresa depositaram o valor em uma conta bancária diferente da imposta pela Justiça, resultando na permanência da suspensão da rede social. O X só foi reativado após um mês do bloqueio.
Datena dá cadeirada em Marçal durante debate político
A disputa pela Prefeitura de São Paulo proporcionou uma das cenas mais inusitadas do país. Durante um debate político, o então candidato José Luiz Datena (PSDB) agrediu o adversário Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeira após ser chamado de “arregão”. Com a agressão, o mediador do debate se viu obrigado a chamar o intervalo. No retorno, foi informado que Datena foi expulso do encontro, enquanto Marçal acabou levado a um hospital particular da cidade.
Gafe internacional: Biden se confunde e afirma ser a primeira mulher negra na presidência dos EUA
A corrida pelas eleições presidenciais dos Estados Unidos foi acompanhada por todos os cantos do mundo, mas um fato que chamou a atenção nas redes sociais foram as gafes cometidas pelo atual presidente Joe Biden durante entrevistas.
Em uma coletiva, Biden chegou a confundir o seu rival Donald Trump com Kamala Harris, sua vice. Em outra ocasião, o democrata disse ser a primeira mulher negra na presidência dos EUA.
Após críticas e especulações sobre sua saúde, Biden acabou desistindo da corrida à Presidência, e Kamala Harris assumiu como candidata dos democratas.
Foguete brasileiro no espaço
Em novembro, a FAB (Força Aérea Brasileira) lançou o primeiro foguete de sondagem suborbital para o espaço. A aeronave ficou cerca de 2 minutos e 50 segundos em órbita, e a missão completa durou 5 minutos e 50 segundos. O lançamento do foguete fez parte da missão do Brasil para conseguir maior autonomia em eventos espaciais.
Rapper americano P. Diddy é preso
Um dos fatos que chocaram o mundo foi a prisão do rapper americano P. Diddy, em setembro. Ele foi acusado de tráfico sexual e estupro. Diddy fez muito sucesso entre a década de 1990 e a de 2000, fundando sua gravadora e lançando produtos de sua marca.
Adeus, Silvio Santos
Neste ano, a televisão brasileira perdeu o apresentador Silvio Santos, aos 93 anos. Os brasileiros foram surpreendidos na manhã do dia 17 de agosto com a notícia da morte dele. O comunicador estava internado em um hospital particular de São Paulo desde o dia 1º do mesmo mês e não resistiu a uma broncopneumonia. A morte de Silvio também repercutiu na imprensa internacional.
Show gravado? Lady Gaga causa polêmica na Olimpíada de Paris
A apresentação da cantora Lady Gaga na abertura da Olimpíada de Paris causou polêmica nas redes sociais. Isso porque, enquanto a televisão transmitia o show “ao vivo” da artista, fãs presentes no local do evento viram apenas a performance de bailarinos. De acordo com COI (Comitê Olímpico Internacional), a apresentação foi gravada algumas horas antes do início oficial da abertura devido à previsão de chuva.
Foto de “ouro” de Gabriel Medida
Ainda no clima olímpico, uma fotografia do medalhista de bronze e surfista brasileiro Gabriel Medina rodou o mundo e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O registro, feito fotógrafo francês Jerome Brouillet, mostra o atleta “flutuando” no ar enquanto pede a nota 10 pela manobra. A cena aconteceu nas oitavas de final do surfe, que era disputada em Fiji. No final, o brasileiro acabou recebendo 9,90 pela manobra e passou para a fase final. Na competição, Medina terminou com um bronze. A brasileira Tatiana Weston-Webb conseguiu a prata entre as mulheres.
Bruno Mars brasileiro?
O cantor americano Bruno Mars trouxe uma turnê ao país recheada de referências à cultura brasileira. Ao todo, foram 14 apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. Arriscando o português nos shows, o artista ganhou o coração do público. Em Belo Horizonte, “Bruninho”, como é chamado pelos fãs do Brasil, aproveitou para curtir um programa “raiz”.
Na passagem pela cidade, o músico foi visto em um bar no Lourdes, área nobre da região centro-sul da capital mineira. Ele estava acompanhado por membros da equipe. O pedido do artista internacional foi bem mineiro. “Ele comeu torresmo, feijão tropeiro, queijo coalho com melaço de limão capeta e pediu cerveja”, conta Bernardino de Sá, gerente do bar e responsável por atender o cantor.
Plágio ou coincidência? Canção de Adele é retirada de plataformas por suspeita de ‘cópia’ de música brasileira
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou em 13 de dezembro a suspensão da música “Million Years Ago”, da cantora Adele, das plataformas digitais. A artista é suspeita de plagiar a canção “Mulheres”, composta por Toninho Geraes e famosa na voz de Martinho da Vila.
Um vídeo publicado, pela assessoria do compositor, nas redes sociais, mostra a similaridade das duas canções. A decisão ainda cabe recurso por parte de Adele.
*Sob supervisão de Leonardo Meireles