Brasília Polícia investiga célula do Comando Vermelho que extorquia dinheiro de famílias de pacientes internados

Polícia investiga célula do Comando Vermelho que extorquia dinheiro de famílias de pacientes internados

Falsos médicos cobravam para fazer procedimentos de urgência, alegando que o tratamento havia sido negado pelo plano de saúde 

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Operação da PCDF em Mato Grosso

Operação da PCDF em Mato Grosso

Divulgação/PCDF

A Polícia Civil deflagrou uma operação nesta quarta-feira (21) para cumprir mandados de busca e apreensão contra três suspeitos de ter participado de um esquema criminoso que extorquia familiares de pacientes internados em um hospital particular em Ceilândia, no Distrito Federal.

Segundo as investigações, a prática era orquestrada por um homem detido em uma cadeia de Rondonópolis, em Mato Grosso. O suspeito e os colaboradores seriam integrantes da facção criminosa Comando Vermelho. O dinheiro obtido com os golpes era movimentado a partir da conta de laranjas.

O método

A associação criminosa ligava diretamente para os quartos dos pacientes, que eram ludibriados e convencidos a fornecer informações sobre sua condição de saúde. Com esses dados, os criminosos entravam em contato com os parentes dos pacientes, alegando que eram médicos do hospital.

Os falsos médicos ofertavam a realização de procedimentos de urgência que teriam sido negados pelos planos de saúde. Para tanto, exigiam os pagamentos.

Leia tambémDistrito Federal registra 125 ocorrências de golpe por dia

Durante a ação nos municípios mato-grossenses de Várzea Grande e Rondonópolis, os policiais apreenderam um conjunto de anotações, celulares e documentos. Os indícios serão usados para determinar qual era o papel dos envolvidos nos golpes. Os autores poderão responder pelos crimes de extorsão, estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Últimas