Programa oferece desconto de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda do DF
Inscritos em cadastro do governo federal e que são titulares das contas podem solicitar benefício; veja como obter a redução
Brasília|Lucas Nanini, do R7, em Brasília
Famílias do Distrito Federal inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) podem obter desconto de até 65% na conta de energia elétrica. A TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) da Neoenergia Brasília é um benefício destinado aos titulares da conta de luz. Quem se encaixa nos critérios e ainda não tem o abatimento no valor da fatura precisa se cadastrar junto à concessionária.
Segundo a Neoenergia, 48 mil pessoas estão inscritas na Tarifa Social atualmente. Em maio de 2021, dois meses após a empresa assumir a gestão da energia no DF, eram 13 mil. A empresa informou que realizou campanhas e ações para que os potenciais beneficiários regularizassem a situação e se tornassem aptos a receber o desconto.
Entre os novos beneficiários da TSEE estão os clientes que tiveram a energia regularizada pelo programa “Energia Cidadã”, alinhado ao programa “Energia Legal” do GDF. Em 2021, 28 mil famílias legalizaram a situação.
O benefício da TSEE foi criado pelo governo federal para famílias de baixa renda. Os descontos variam de acordo com o consumo da localidade. Para indígenas e quilombolas o abatimento pode chegar a 100%, conforme previsto em lei.
Pessoas cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), que possuem o NB (Número do Benefício, também podem requerer o desconto pela Tarifa Social. O mesmo vale para famílias de baixa renda que pagam aluguel ou moram em imóvel cedido – quando a conta de energia está em nome do proprietário do imóvel.
Nesse caso, é preciso entrar em contato pelos canais de atendimento da Neoenergia e informar que não é o titular da conta, mas reside na casa ou apartamento. Para o cadastro, é necessário informar o CPF, RG e a data de nascimento. Caso o beneficiário deixe a residência, é importante atualizar o cadastro e solicitar a mudança dos dados para os da nova moradia.
Mudança no cadastro
Quem está inscrito no CadÚnico, mas não consta como titular da conta precisa solicitar a atualização . Na página da Neoenergia na internet, a alteração pode ser feita no menu “Atendimento/Tarefa Social”. Segundo a concessionária, esse é o caso de muitas famílias, que têm o direito ao desconto, mas não estão regulares para recebê-lo.
“É fundamental que aqueles cujas famílias recebem algum benefício do governo federal, mas não são titulares da conta de energia, entrem em contato com a gente pelo 116 ou acessem o nosso site e busquem informações de como solicitar a inscrição”, afirma o diretor-superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia, Gustavo Álvares.
Após a confirmação dos dados, pelo site ou pelo 116, a empresa dá prazo de cinco dias úteis para a consolidação do benefício. O cliente passa a ter direito ao desconto na próxima fatura.
Leia também
Negociação de débitos
Segundo a Neoenergia, o abatimento no valor da conta de famílias carentes ajuda a reduzir a inadimplência junto à concessionária. A empresa também disponibiliza um portal para negociação das dívidas, para quem tem faturas em atraso – o endereço é neobrasilia.negocieonline.com.br, que funciona 24 horas por dia e permite renegociação em diversas condições, de acordo com perfil do cliente.
Quem possui uma conta em atraso pode quitar o débito à vista ou parcelar em até 11 vezes, com entrada mínima de 20% do total. O valor será acrescido na própria fatura. Consumidores com mais de duas contas vencidas podem negociar o parcelamento diretamente pelo portal.