Projeto de Lei prevê implantação da faixa exclusiva para motos no DF
A proposta foi aprovada por unanimidade na Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa
Brasília|Fabíola Souza, do R7, em Brasília
Um projeto de lei em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) propõe a implantação da faixa exclusiva ou preferencial para motos nas vias do DF. A proposta foi aprovada por unanimidade na Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da CLDF.
De acordo com o projeto, o objetivo é melhorar o fluxo no trânsito e minimizar a ocorrência de acidentes. O texto aponta que a medida vai proporcionar maior segurança aos motociclistas e pedestres, além dos motoristas. Ainda segundo o projeto, a faixa exclusiva deve gerar melhoria no fluxo do tráfego.
A proposta está em análise na comissão de Assuntos Sociais (CAS), e depois segue para as comissões de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e Constituição e Justiça (CCJ), antes da apreciação pelo plenário. O projeto é de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSOL).
Dados do Detran-DF informam que em 2022, o Distrito Federal registou 69 mortes de motociclistas. Entre 2000 e 2022, mais de 1,8 mil motociclistas morreram nas vias do DF.