Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Republicanos elege presidente nacional do partido nesta segunda-feira

Votação será realizada na 16ª Convenção Nacional do partido, em Brasília; deputado Marcos Pereira deve ser reconduzido

Brasília|Do R7, em Brasília

Marcos Pereira deve ser reeleito presidente da sigla
Marcos Pereira deve ser reeleito presidente da sigla Marcos Pereira deve ser reeleito presidente da sigla

O deputado federal Marcos Pereira (SP) deve ser reconduzido ao comando nacional do Republicanos para um novo mandato de quatro anos. A eleição será realizada nesta segunda-feira (24), durante a 16ª Convenção Nacional do partido, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Leia também: Marcos Pereira é eleito primeiro vice-presidente da Câmara; veja composição da mesa diretora

Publicidade

O Republicanos é a sexta força política dentro da Câmara dos Deputados. É representado no Congresso por 41 deputados federais e quatro senadores.

Marcos Pereira também é o primeiro-vice-presidente da Câmara e tem o apoio das principais lideranças do partido para a reeleição. O parlamentar esteve à frente de articulações políticas importantes para o partido nos últimos anos, como a eleição de Tarcísio de Freitas como governador de São Paulo e de Wanderlei Barbosa como governador do Tocantins.

Publicidade

Durante a 16ª Convenção, a senadora Damares Alves também deverá ser conduzida ao cargo de secretária nacional do Movimento Mulheres Republicanas. Damares foi eleita senadora pelo Distrito Federal com mais de 700 mil votos nas últimas eleições. Uma das missões da parlamentar será aumentar a participação feminina no cenário político para as próximas eleições e promover novas filiações ao partido em todo o Brasil.

A bancada do Republicanos na Câmara dos Deputados saltou de 30 membros nas eleições de 2018 para 41 parlamentares neste ano. Os cinco deputados mais bem votados em 2022 foram Celso Russomano (SP, 305.520 votos), Tenente-Coronel Zucco (RS, 259.023 votos), Marcos Pereira (SP, 231.626 votos), Fred Linhares (DF, 165.358 votos) e Silvio Costa Filho (PE, 162.056 votos).

Publicidade

O Republicanos elegeu ainda dois governadores — o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, em São Paulo, e Wanderlei Barbosa, no Tocantins —, além de dois vice-governadores — Edilson Damião, em Roraima, e Otaviano Pivetta, em Mato Grosso.

O Republicanos foi o partido que mais cresceu no Brasil de outubro de 2018 a abril de 2022. Foram 99.412 novos filiados nesse período, um aumento de 25%. No fim de 2018, o Republicanos tinha 398.563 filiados e passou para 498.103 em abril.

Além disso, o partido expandiu a quantidade de deputados estaduais e hoje conta com mais de 70 membros nas assembleias legislativas de todo o país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.