Segundo turno das eleições tem chuvas e dia nublado em parte do país neste domingo
Quase 34 milhões de eleitores estão habilitados a votar; 51 municípios realizam segundo turno
Brasília|Da Agência Brasil
Os quase 34 milhões de eleitores habilitados a votar neste segundo turno enfrentam um domingo de chuvas e nublado em grande parte do país. Diversas capitais que vão às urnas amanheceram com um alerta de chuvas intensas divulgados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O clima é o resultado da formação de um corredor de nuvens que se estende da região Amazônica até o Sudeste do Brasil e que caracteriza a primeira zona de convergência do Atlântico Sul desta primavera.
Veja Mais
Na região Norte, por exemplo, o alerta é de perigo para o sul do Amazonas, por todo o Acre e norte de Rondônia, incluindo a capital Porto Velho, onde mais de 360 mil eleitores vão às urnas. Estão previstos volumes de chuva de até 100 milímetros por dia (mm/dia) com ventos que podem atingir 100 quilômetros por hora. A temperatura mínima prevista é 24º Celsius (ºC) e a máxima pode chegar a 33ºC.
Também há previsão de chuvas intensas em grande parte do estado de Minas, no Sul do estado de Goiás e Norte de São Paulo. O volume de chuva previsto é até 60 mm/dia com fortes rajadas de vento, que também podem alcançar 100 km/h.
Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, um temporal atingiu a cidade desde a noite de sábado (26) deixando áreas alagadas e ruas interditadas. A Defesa Civil de Belo Horizonte atualizou o alerta para as regiões Oeste, Noroeste, Nordeste e Centro-Sul do município até a próxima terça-feira (29).
Na capital, 1,9 milhão de eleitores devem ir às urnas neste domingo. Com a previsão de mais pancadas de chuva, com ventos e ocorrência de raios, a recomendação para a população é de evitar se abrigar debaixo de árvores, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
A temperatura mínima prevista em Belo Horizonte é 17ºC e a máxima pode chegar a 27ºC, segundo o Inmet.