Senadora Damares revela diagnóstico de câncer de mama
Parlamentar disse ter recebido o diagnóstico precoce e que está bem
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou, nesta quarta-feira (27), que está com câncer de mama. Nas redes sociais, a parlamentar informou que retirou o tumor em 31 de julho e que já trabalhou na sequência, em 4 de agosto.
“Estou bem. Na próxima semana, começo as sessões de radioterapia e não vou parar de trabalhar, sorrir, dar gargalhadas e lutar muito pelas crianças e pelo meu Distrito Federal”, escreveu Damares nas redes sociais.
LEIA MAIS
A parlamentar destacou que seu estado de saúde está bom, pois recebeu o diagnóstico precoce. “Quero incentivar todas as mulheres a se cuidarem. Façam o autoexame, busquem fazer a mamografia”, pontuou.
Damares relembrou ainda que, no Senado, foi aprovado um projeto de lei que diminui para 30 anos a idade mínima para realização de mamografia na rede pública de saúde. O projeto ainda precisa ser aprovado na Câmara.
“Mas não importa sua idade, se você, no autoexame, detectar qualquer alteração em sua mama, procure imediatamente um médico e peça para fazer uma mamografia”, prosseguiu.
Ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares preside a Comissão de Direitos Humanos do Senado.
Perguntas e Respostas
Qual foi o anúncio feito pela senadora Damares Alves?
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou que está com câncer de mama. Ela informou que retirou o tumor em 31 de julho e já retornou ao trabalho em 4 de agosto.
Como Damares se sente em relação ao seu estado de saúde?
Damares afirmou que está bem e que começará as sessões de radioterapia na próxima semana. Ela destacou que não pretende parar de trabalhar e continuará lutando pelas crianças e pelo seu Distrito Federal.
Qual a mensagem que Damares deseja passar para as mulheres?
A parlamentar quer incentivar todas as mulheres a se cuidarem, recomendando a realização do autoexame e a busca por mamografias. Ela ressaltou a importância do diagnóstico precoce.
O que Damares mencionou sobre a legislação relacionada à mamografia?
Damares lembrou que foi aprovado no Senado um projeto de lei que reduz para 30 anos a idade mínima para a realização de mamografias na rede pública de saúde.
Qual é o conselho de Damares caso alguém detecte alterações no autoexame?
Ela aconselhou que, independentemente da idade, se qualquer alteração for detectada no autoexame, a pessoa deve procurar imediatamente um médico e solicitar uma mamografia.
Qual é a posição de Damares no Senado?
Damares Alves é ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos do Senado.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
