Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Teatro Nacional reabre nesta quarta com espetáculo para operários que fizeram reforma

Programação vai até a próxima semana, com shows de Chitãozinho e Xororó, espetáculos de dança e outros; confira atrações

Brasília|Do R7, com informações Agência Brasília

Teatro terá dois dias de evento fechado ao público Geovana Albuquerque/Agência Brasília -

O Teatro Nacional de Brasília reabre nesta quarta-feira (18) com um show especial para os operários que atuaram nas obras, que teve investimento de R$ 70 milhões nessa primeira etapa. Nesta fase, será reaberta a sala Martins Pena, mas um novo edital de licitação já foi lançado pelo governo do Distrito Federal, com investimento de cerca de R$ 315 milhões, para a continuidade das reformas em novas salas. A nova fase contemplará o corpo do teatro, incluindo as salas Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e o Espaço Dercy Gonçalves.

Veja Mais

A programação especial na sala Martins Pena segue até o fim da semana que vem. As últimas apresentações culturais no espaço foram em dezembro de 2013, um mês antes da interdição do Teatro Nacional Claudio Santoro. No entanto, os dois primeiros dias de programação serão exclusivos para os convidados, fechados ao público geral.

A programação especial começa nesta quarta, com homenagem aos profissionais da obra de restauração que vão assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Na sexta-feira (20) haverá a reabertura da sala, com um show conjunto da Orquestra Sinfônica com a dupla Chitãozinho e Xororó.

Os demais atos serão abertos ao público, mediante retirada de ingresso na plataforma Sympla, em data a ser divulgada. No sábado (21), no ato “O Recomeço”, a população poderá conferir o show do cantor Almir Sater, às 19h30. No domingo (22), o dia inteiro será dedicado ao teatro, no ato batizado de “De Volta aos Palcos”.


Às 11h, haverá o espetáculo infantil “Saltimbancos”, da Agrupação Teatral Amacaca. Às 17h e às 19h30, a cia. Os Melhores do Mundo apresenta a montagem “TelaPlana”.

O rock de Brasília será homenageado na segunda-feira (23), com o ato “Hoje é Dia de Rock”, que contará com show da banda brasiliense Plebe Rude, a partir das 20h. A programação da reabertura se encerra no dia 26 (quinta-feira), com o Dia da Dança: a partir das 18h30, o palco da Martins Pena será tomado pelas danças contemporânea, urbana e brincante, além do tradicional balé.


Restauração

A Sala Martins Pena passou por reforma e teve a capacidade ampliada. Agora o espaço conta com 480 lugares, sendo 470 poltronas e os demais em áreas específicas para cadeirantes e pessoas com deficiência visual com apoio de cão-guia.

Poltronas, carpetes e cortinas originais foram substituídos devido à presença de materiais inflamáveis na composição. Além disso, os banheiros foram reformados e se tornaram acessíveis, duas saídas de emergência foram construídas, a área expositiva foi recuperada para se tornar um memorial, e todo o sistema de ventilação e iluminação foi atualizado. Todas as mudanças foram feitas respeitando a originalidade do projeto.


Confira a programação completa do projeto Viva o Teatro

Dia 18: Sinfonia do Concreto - 19h – Espetáculo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro para operários que trabalharam na reconstrução da Sala Martins Pena;

Dia 20: O Novo Ato - 19h – Abertura; 20h – Orquestra Sinfônica de Brasília com Chitãozinho e Xororó;

Dia 21: O Recomeço - 19h30 – Show de Almir Sater;

Dia 22: De Volta aos Palcos - 11h – Teatro infantil “Saltimbancos”; 17h – Os Melhores do Mundo “TelaPlana”; 19h30 – Os Melhores do Mundo – TelaPlana;

Dia 23: Hoje é Dia de Rock - 20h – Apresentação da banda brasiliense Plebe Rude; e

Dia 26: Dia da Dança - 18h30 às 21h. A dança contemporânea, a dança urbana, a dança brincante e o tradicional balé marcam presença na reabertura da Martins Pena.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.