Logo R7.com
RecordPlus

70% dos empresários apontam carga tributária como principal problema aos negócios, diz CNI

Pesquisa aponta dificuldades ligadas ao ‘Custo Brasil’, conjunto de problemas que atrapalham investimentos e competitividade

Economia|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • 70% dos empresários consideram a carga tributária o maior desafio para os negócios no Brasil.
  • A pesquisa foi realizada pela CNI, envolvendo 1.002 empresários de diferentes regiões.
  • Além dos tributos, 62% apontam a dificuldade em contratar mão de obra qualificada como um problema.
  • O "Custo Brasil" inclui ineficiências que prejudicam investimentos e competitividade, causando perdas significativas ao PIB.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Pesquisa foi divulgada nesta segunda Marcello Casal JrAgência Brasil

Sete a cada dez (70%) empresários acreditam que a carga tributária brasileira é o maior fator que prejudica o ambiente de negócios no país, aponta uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta segunda-feira (15).

A dificuldade é atribuída ao “Custo Brasil”, que se refere ao conjunto de problemas estruturais, burocráticos e econômicos que atrapalham investimentos e comprometem a competitividade.


Além dos tributos, a dificuldade em “contratar mão de obra qualificada” também aparece como um problema para 62% dos empresários ouvidos. Na sequência, está “financiar o negócio” (27%); “segurança jurídica e regulatória”, (24%); e “competitividade justa”, (22%).

Veja mais

Segundo a confederação, a pesquisa, encomendada ao Instituto de Pesquisas Nexus, ouviu 1.002 empresários de indústrias de pequeno médio e grande portes, das cinco regiões brasileiras, entre 14 de julho a 07 de agosto de 2025.


“Todos os anos, jogamos fora mais de 20% do PIB brasileiro por não resolvermos dificuldades estruturais, como tributos, financiamento, qualificação de pessoas e infraestrutura. Esse é preço do Custo Brasil. O valor equivale aos gastos de toda a máquina estatal com servidores públicos neste ano. Diante de um cenário externo cada vez mais desafiador e instável, precisamos avançar internamente e encontrar saídas para melhorar nosso ambiente de negócios. Qual país pode se dar ao luxo de desperdiçar tanto dinheiro?”, questiona o presidente da CNI, Ricardo Alban.

Ainda de acordo com a confederação, o objetivo da pesquisa é mostrar o impacto do Custo Brasil na rotina dos brasileiros e possíveis caminhos para superar os problemas de ineficiência.


Custo Brasil

O levantamento aponta que 77% dos empresários acredita que o Custo Brasil aumenta os preços finais pagos pelos consumidores. Além disso, 64% alegaram que o impacto do Custo Brasil cresceu nos últimos três anos, o que interferiu no aumento nos preços. Portanto, 78% dos entrevistados acreditam que reduzir o Custo Brasil é prioridade estratégica para as empresas.

“Em um cenário com o Custo Brasil reduzido, 77% dos empresários industriais afirmaram que aumentariam o nível de investimento em sua empresa caso a taxa de juros aplicada a empréstimos para pessoas jurídicas fosse reduzida pela metade. Entre esses, 31% indicam que o investimento “aumentaria muito” e 46% que ‘aumentaria’“, aponta a pesquisa.


Perguntas e respostas

Qual é a principal preocupação dos empresários brasileiros segundo a pesquisa da CNI?

Sete a cada dez empresários (70%) acreditam que a carga tributária brasileira é o maior fator que prejudica o ambiente de negócios no país.

O que é o ‘Custo Brasil’ mencionado na pesquisa?

O ‘Custo Brasil’ refere-se ao conjunto de problemas estruturais, burocráticos e econômicos que atrapalham investimentos e comprometem a competitividade das empresas no Brasil.

Quais outros problemas foram apontados pelos empresários além da carga tributária?

Além da carga tributária, 62% dos empresários mencionaram a dificuldade em contratar mão de obra qualificada. Outros problemas incluem financiar o negócio (27%), segurança jurídica e regulatória (24%) e competitividade justa (22%).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.