Agência de risco reduz nota do Brasil para "BBB-" e diz que grau de investimento corre risco
Apesar do corte, o País ainda mantém o selo internacional de bom pagador, segundo a Fitch
Economia|Do R7

A agência de classificação de risco Fitch Ratings cortou nesta quinta-feira (15) a nota de crédito do Brasil, mas ainda mantendo o selo internacional de bom pagador, alertando que o país pode em breve perder essa chancela conforme as finanças do governo se deterioram em meio à prolongada recessão.
A Fitch cortou a nota do Brasil de "BBB" para "BBB-", último degrau que garante o chamado grau de investimento. A agência manteve a perspectiva negativa no novo rating, sugerindo que outro rebaixamento é possível ao longo do próximo ano.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
R7 Play: assista à Record onde e quando quiser
Em setembro, outra agência de classificação de riscos, a Standard & Poor's, retirou o selo de bom pagador do Brasil ao cortar o rating do País para "BB+" ante "BBB-", após o governo brasileiro mudar o cenário fiscal para 2016, com uma projeção de déficit primário.
A Standard & Poor's espera que a contração econômica do Brasil seja mais profunda e longa e que o País enfrente dois anos consecutivos de retração do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todas as riquezas do País.
Saiba como o rebaixamento da nota de crédito do brasil afeta a sua vida
Essas notas funcionam como uma espécie de selo de bom pagador e são dadas pelas agências de rating para o mercado. Muitos investidores só injetam dinheiro em economias que tenham uma classificação que não seja considerada especulativa. As notas refletem, entre outros fatores, a capacidade do governo honrar com o pagamento dos credores.















