Euro perdeu terreno como moeda de reserva no ano passado, diz BCE
Em relatório, banco disse que a participação da moeda nas reservas globais caiu 0,9% em 2013
Economia|Do R7

A participação do euro nas reservas globais em moeda estrangeira caiu ainda mais no ano passado, à medida que bancos centrais aparentemente diversificaram suas reservas, mas o investimento estrangeiro na zona do euro cresceu, disse o BCE (Banco Central Europeu) nesta quarta-feira (16).
Em um relatório sobre "O Papel Internacional do Euro", o BCE disse que a participação do euro nas reservas globais em moeda estrangeira era de 24,4% no final de 2013, uma queda de 0,9% percentual ante o final de 2012, após ajustes por efeitos cambiais.
O euro permaneceu como a segunda mais importante moeda de reserva depois do dólar, que correspondeu a 61,2% das reservas, estável ante o ano anterior. A queda moderada na participação do euro em reservas deu continuidade a uma tendência observada desde meados de 2010.
Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
"A participação do euro nas reservas globais em moeda estrangeira continuou a cair em 2013", disse o BCE no relatório.
— Enquanto a fatia do dólar norte-americano permaneceu amplamente estável, as participações dos dólares australiano e canadense subiram, possivelmente refletindo a intenção de bancos centrais de diversificar ainda mais as reservas em direção a moedas não tradicionais.
No geral, as reservas globais em moeda estrangeira cresceram em 2013, embora a um ritmo reduzido, atingindo um novo recorde de US$ 11,7 trilhões ao final de 2013.
Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia















