Logo R7.com
RecordPlus

Liquidação do Master foi ‘crise pontual’ e não gerou impactos no sistema financeiro, diz BC

Com a crise no Master, os clientes da instituição direcionaram recursos para bancos de maior porte

Economia|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Supostas fraudes levaram à liquidação extrajudicial de instituições do conglomerado Master.
  • Banco Central classificou o caso como "crise pontual" sem efeitos sistêmicos no Sistema Financeiro Nacional.
  • Clientes do Master direcionaram recursos para bancos maiores após pagamento pelo Fundo Garantidor de Créditos.
  • Crise no Banco Master resultou em novas liquidações de instituições financeiras no país.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Apesar da crise, BC aponta que confiança do mercado na estabilidade do SFN permanece alta Rovena Rosa/Agência Brasil

As supostas fraudes que levaram à liquidação extrajudicial de instituições integrantes do conglomerado Master não geraram “efeitos sistêmicos” ao SFN (Sistema Financeiro Nacional), aponta um relatório divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (25). O caso, chamado pela autoridade monetária de “crise pontual”, não gerou impacto “relevante nas taxas praticadas em instrumentos garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

📝Criado em 1995, o FGC é uma associação privada, sem fins lucrativos e integrante do SFN (Sistema Financeiro Nacional), que atua na prevenção de crises bancárias sistêmicas e para proteger depositantes e investidores. O fundo atua, principalmente, na realização de operações de assistência de liquidez ou estrutural com as instituições financeiras associadas e administração de mecanismo de proteção do sistema financeiro que prevê o pagamento de garantias.


Com a crise no Master, a maior parte dos clientes da instituição direcionou recursos para bancos de maior porte. O direcionamento, segundo o BC, ocorreu após o pagamento dos valores investidos pela FGC.

Leia Mais

O caso do Banco Master desencadeou uma onda de novas liquidações de instituições financeiras no país, o que fez o BC (Banco Central) decretar a interrupção de ao menos oito delas de novembro até fevereiro deste ano.


“Os mecanismos de proteção associados ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) foram acionados conforme o modelo institucional vigente, evidenciando a capacidade de absorção de choques e a resiliência do sistema financeiro”, informou o Banco Central.

Além do caso Master, o documento aponta que, de forma geral, o sistema financeiro permanece com capitalização e liquidez “confortáveis, e provisões adequadas ao nível de perdas esperadas”. A autoridade monetária reforça não existir risco relevante para a estabilidade financeira.


Search Box

*matéria em atualização

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.