Mercado eleva projeções de alta do PIB em 2023 e nos próximos 3 anos
Novas projeções surgem em meio ao avanço das reformas no Congresso, mas superam 2% apenas para este ano
Economia|Do R7
Os analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo BC (Banco Central) elevaram de 2,19% para 2,24% a expectativa de crescimento da economia nacional neste ano.
As projeções apresentadas nesta segunda-feira (17) pelo Boletim Focus mostram ainda um otimismo maior o crescimento nos anos de 2024 (de 1,28% para 1,3%), 2025 (de 1,8% para 1,88%) e 2026 (de 1,88% para 1,9%).
As novas expectativas surgem após o avanço de 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto) crescer 1,9% no primeiro trimestre deste ano. A alta, impulsionada pela agropecuária, conta também com o auxílio do avanço das reformas estruturais na melhora das expectativas.
Também pesa a favor do ambiente econômico a possibilidade de reversão da atual condução da política monetária a partir do mês de agosto, o que tem potencial para elevar o estímulo ao consumo. A avaliação leva em conta que a taxa básica de juros no maior patamar desde 2017 põe um freio na atividade econômica.
As previsões vêm acompanhadas também da expectativa aumento do saldo positivo da balança comercial, de US$ 64 bilhões para US$ 65 bilhões neste ano. Para os próximos, há expectativa de reduções progressivas na taxa.