Logo R7.com
RecordPlus

Nova equipe econômica promete equilíbrio das contas com manutenção dos programas sociais

Controle da inflação, superávit primário e incentivo à poupança são considerados prioridades

Economia|Carolina Martins, do R7, em Brasília

  • Google News
Tombini, Levy e Barbosa durante pronunciamento no Palácio do Planalto
Tombini, Levy e Barbosa durante pronunciamento no Palácio do Planalto

O tom da coletiva de imprensa concedida nesta quinta-feira (27) pelos integrantes da nova equipe econômica do governo foi de ponderação. Os novos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, se comprometeram com o controle fiscal sem abandonar a manutenção dos programas sociais.

Sem anunciar quais medidas serão adotadas, Levy disse apenas que o objetivo imediato é estabelecer meta de superávit primário (economia feita para pagar os juros da dívida pública) para os próximos três anos, considerando o novo cenário econômico.


Ele adiantou que, para 2015, a meta será de 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto). Para 2014, a meta era economizar 1,9% do PIB, mas o governo não alcançou esse objetivo e tenta flexibilizar esse número por meio de lei que aguarda votação do Congresso Nacional.

Para 2016 e 2017, o novo ministro da Fazenda acredita que é possível economizar pelo menos 2% do total das riquezas do País. No entanto, Levy não adiantou medidas concretas para a próxima gestão e informou apenas que o governo deve trabalhar junto para o equilíbrio fiscal, sem prejuízos para os programas sociais.


— O equilíbrio da economia é feito para garantir que a gente possa continuar com o avanço social que a gente alcançou. As medidas necessárias para o equilíbrio das contas públicas serão tomadas, com segurança. Envolve não só o governo, mas toda Federação, não só o Poder Executivo, mas todos os poderes. É nesse sentido que vamos estar trabalhando.

Levy também pretende dar especial atenção às taxas de poupança do País. Segundo ele, essa será uma das prioridades de sua gestão e pretende usar o governo pra dar o exemplo para as famílias e empresas.


— À medida que mecanismos como as concessões de infraestrutura e outros serviços se expandirem, nossa prioridade tem que ser o aumento dessa taxa de poupança. Para esse fim, o governo federal dará o exemplo, aumentando sua poupança, especificamente o superávit primário, e contribuirá para que as empresas e as famílias sigam o mesmo caminho.

Novo ministro diz que terá autonomia


Bolsa cai após confirmação de equipe

Novo ministro já foi chamado de "trator"

Controle da inflação

O novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que permanece no cargo no próximo mandato de Dilma, disseram que o controle da inflação será uma prioridade.

Barbosa usou seu pronunciamento para se comprometer com a geração de empregos, o controle dos índices de inflação e a melhoria de qualidade de vida da população. O novo ministro do Planejamento destacou os programas sociais do governo e afirmou que é possível mantê-los sem descuidar do equilíbrio fiscal.

— Como desafio mais imediato, trabalharei na adequação da proposta orçamentária de 2015 ao novo cenário macroeconômico. Ainda no Orçamento Federal, darei continuidade ao processo de melhoria da eficiência do gasto público, mediante a modernização da gestão e a avaliação de custo e benefício dos diversos programas de governo. Além disso, atuarei pela desburocratização e melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Já o presidente do Banco Central foi enfático ao se comprometer com a convergência da inflação para o centro da meta do governo. Segundo Tombini, para isso é preciso o controle fiscal rigoroso.

— O Banco Central tem sinalizado que não será complacente com a inflação, de modo a garantir o cenário de convergência para o centro da meta, de 4,5%. O fortalecimento da política fiscal, rigorosamente conduzido, deverá, ao longo do tempo, facilitar a convergência para o centro da meta.​

Mercado aprova equipe econômica

Imprensa internacional destaca Levy

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.