Logo R7.com
RecordPlus
‌

Perdeu prazo do Imposto de Renda 2025? Receita recebe declarações em atraso

Contribuintes que não entregaram documento devem regularizar situação para evitar dor de cabeça, mas estarão sujeitos a multas

Economia|Do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Contribuintes que perderam prazo da Receita vão pagar multa por atraso Joédson Alves/Agência Brasil/01.04.2025

A Receita Federal retomou nesta segunda-feira (2) o recebimento das declarações do Imposto de Renda 2025 enviadas fora do prazo. Contribuintes que não entregaram o documento até 30 de maio, agora podem regularizar a situação, mas estarão sujeitos a multas por atraso.

O valor da penalidade varia de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido, conforme cálculo automático do Fisco. Como há incidência de juros, a orientação é que quem perdeu o prazo entregue a declaração quanto antes para evitar complicações futuras, como pendências no CPF ou dificuldades para fazer compras internacionais.

‌

Leia mais

A Receita estimava receber 46,2 milhões de declarações, mas o total ficou abaixo do esperado: foram entregues 43,3 milhões. Deste montante, mais da metade (50,3%) foi enviada por meio da declaração pré-preenchida.

Além disso, 55% dos contribuintes optaram pelo modelo simplificado de tributação e 56,4% têm direito à restituição.

‌

Como declarar?

A maioria dos contribuintes utiliza o PGD (Programa Gerador da Declaração) do IR 2025 para computador. Para baixar, é preciso entrar na página da Receita Federal e seguir as orientações.

Além do PGD, o contribuinte também pode fazer a declaração por meio do aplicativo e de forma online, pelo MIR (Meu Imposto de Renda), para computadores e dispositivos móveis (smartphones e tabletes).

‌

Após o envio, será gerada uma Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para o pagamento da multa.

Multa e outras consequências

Além da penalidade financeira, o contribuinte pode enfrentar restrições no CPF. “Se a pessoa está obrigada a declarar e não apresenta a declaração, o CPF dela pode ficar com status de ‘pendente de regularização’ ou ‘omisso na entrega da declaração’”, explica José Carlos Fonseca, auditor-fiscal da Receita.

‌

Apesar de não configurar crime, o CPF irregular pode impedir a obtenção de empréstimos, compra e venda de imóveis, emissão de passaporte e participação em concursos públicos. “A única forma de regularizar a situação é entregando a declaração à qual estava obrigada”, informou.

A Receita informou que a situação de “pendente de regularização” não tem caráter punitivo e não impede o exercício de direitos. Ela serve apenas como um alerta para que a pessoa regularize sua situação com o Fisco.

A instituição não autoriza que outros órgãos públicos ou empresas privadas criem restrições ao cidadão apenas por estar com o CPF “pendente de regularização”.

No entanto, o contribuinte fica com o nome incluso no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) — um banco de dados onde estão registrados os nomes de pessoas que estão em débito para com órgãos e entidades federais. Confira aqui se possui pendências.

Precisa entregar a declaração quem ao longo do ano passado recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888.

Restituição

Na sexta-feira (30), também foi feito o pagamento do primeiro lote da restituição. Os próximos pagamentos serão em 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.

O valor do primeiro lote é de R$ 11 bilhões, o maior já pago em restituição na história. Foram beneficiados 6.257.108 contribuintes.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Os primeiros a receber são os grupos com prioridade prevista em lei, como pessoas com idade superior a 80 anos, as que têm mais de 60 anos, portadores de moléstia grave e aquelas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Neste ano, além daqueles que fazem parte das prioridades legais, recebe primeiro também quem optar pela declaração pré-preenchida e escolher receber a restituição por meio do Pix. Depois, vem os contribuintes que utilizam apenas uma das opções, a pré-preenchida ou o Pix.

­Quais são as prioridades legais?

  • Contribuinte com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idade igual/superior a 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave;
  • Contribuinte cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuinte que utilizaram, ao mesmo tempo, a pré-preenchida e optaram por receber a restituição por Pix;
  • Utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix;
  • Demais contribuintes.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.