Terceira lista de classificação do ‘Enem dos Concursos’ será divulgada nesta terça-feira
Se candidato for aprovado para cargo de maior preferência, ele é excluído da disputa pelos demais
Economia|Do R7

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) vai divulgar nesta terça-feira (18) uma nova lista de classificação do CNU (Concurso Público Nacional Unificado) para cada cargo dos blocos 1 a 7, de nível superior. O governo também vai anunciar os candidatos convocados para os cursos de formação, sendo que o prazo para confirmação de participação se encerra na quarta-feira (19). A divulgação dos resultados definitivos está prevista para 28 de fevereiro.
leia mais
O resultado pode ser acessado no site da banca organizadora do concurso. As atualizações são necessárias porque cada candidato tem uma ordem de preferência de cargos. Dessa forma, a classificação e a aprovação seguem essa hierarquia, priorizando sempre a opção de maior interesse do participante.
Segundo o edital, se um candidato for aprovado para o cargo de maior preferência, ele será automaticamente excluído da disputa pelos demais. No entanto, caso seja selecionado para uma opção menos prioritária — como a terceira escolha, por exemplo — ele permanecerá na lista de espera para cargos mais desejados (segunda e primeira opção) até a posse. Caso novas vagas surjam, o candidato poderá ser convocado para assumir uma dessas posições.
A divulgação dos resultados definitivos está prevista para 28 de fevereiro. Em todas as chamadas, novos candidatos poderão ser convocados para a realização dos cursos de formação, uma etapa obrigatória e eliminatória do concurso.
Cronograma
18 e 19 de fevereiro
- Divulgação da 3ª lista de classificação para todos os cargos de nível superior.
- Divulgação da 3ª convocação para os cursos de formação, considerando as vagas abertas após confirmações e desistências de candidatos convocados anteriormente.
- Prazo de dois dias (18 e 19 de fevereiro) para confirmação de participação na nova convocação.
Cursos de formação
Ao todo, nove cargos contam com a etapa dos cursos, que é uma fase obrigatória, eliminatória e classificatória. A ausência de confirmação no sistema implica a eliminação automática do candidato tanto para o cargo convocado quanto para aqueles indicados como de menor preferência no momento da inscrição. No entanto, o candidato segue concorrendo para os cargos apontados como de maior preferência.
Vagas e carga horária
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental: 580h;
- Analista de Comércio Exterior: 380h;
- Analista em Tecnologia da Informação: 440h;
- Analista Técnico de Políticas Sociais: 440h;
- Analista de Infraestrutura: 440h;
- Auditor-Fiscal do Trabalho: 208h;
- Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel): 140h;
- Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Antaq): 140h;
- Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS): 140h.
Aprovação
Para serem aprovados na terceira etapa do CNU, os candidatos deverão frequentar o curso integralmente e ser aprovados nas provas do curso de formação, atendendo às seguintes condições:
- Obter a média final de no mínimo 70% do número máximo de pontos nos cursos promovidos pela Enap e 60% do número máximo de pontos nos cursos promovidos pelo Cebraspe;
- Obter no mínimo 60% do número máximo de pontos de cada prova;
- Frequentar todas as aulas pontualmente, com exceção do limite de 25% de faltas justificadas.