Tira-dúvida IR 2024: como baixar o programa da declaração deste ano?
Envio começa nesta sexta-feira, mas sistema está disponível desde terça, para que contribuintes se familiarizarem com a plataforma
Economia|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
A Receita Federal disponibilizou o programa que será utilizado para o envio de declarações do Imposto de Renda de 2024 nessa terça-feira (11). Com isso, contribuintes já podem acessar o sistema para se familiarizar e conferir se toda a documentação está separada (confira abaixo como baixar). Uma série de reportagens do R7 ajuda o contribuinte a tirar as principais dúvidas para evitar a dor de cabeça na hora de prestar contas com o Leão. Se você quer enviar alguma sugestão, basta enviar para as redes sociais do R7 ou da Record.
Segundo a Receita, 43 milhões de declarações devem ser enviadas neste ano. E, para isso, o contribuinte precisa se atentar para baixar o programa oficial, e não sistemas falsos que podem roubar dados pessoais.
O R7 conversou com a Receita Federal, que explicou o caminho para baixar o programa.
Como baixar o programa da declaração deste ano?
“A declaração do imposto sobre a renda das pessoas físicas também pode ser preenchida de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo aplicativo Receita Federal para celulares e tablets."
CLIQUE PARA BAIXAR O PROGRAMA IR 2024
Ainda segundo a Receita, alguns problemas podem acontecer na hora do download. São eles:
Problemas conhecidos no Windows
— Problema: bloqueio da instalação por antivírus.
— Solução: desabilitar o antivírus antes de iniciar o processo de instalação e habilitá-lo após concluída a instalação do programa.
Problemas conhecidos no MacOS
— Problema: unable to load Java Runtime Enviroment
— Solução: baixar e instalar o JRE (Java Runtime Enviroment) em https://java.com.
Imposto de Renda 2024
O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 termina no próximo dia 31 e, para muita gente, o período de prestar contas com o Leão pode ser estressante.
No ano passado, mais de 500 mil pessoas não enviaram a documentação no prazo correto e tiveram que pagar multas. No caso de 2024, o contribuinte vai ter 78 dias para entregar a documentação.