Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Adeptos do Fies têm até 30 de setembro para solicitar mudanças nos contratos

Estudantes podem renovar, suspender e transferir os acordos com as faculdades 

Educação|Do R7*

  • Google News

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) definiu novo prazo para solicitação de alterações e cancelamento de contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) referentes ao primeiro e segundo semestre de 2013 e ao primeiro semestre de 2014. Os estudantes terão até o dia 30 de setembro para fazer os pedidos de renovação, suspensão, transferência, dilatação ou encerramento no SisFies (Sistema Informatizado do Fies).

Bolsas não utilizadas do ProUni custaram R$ 1 bilhão aos cofres públicos em 4 anos


O Fies financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Podem requerer o financiamento alunos com renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos.

A taxa de juros é de 3,4% ao ano, e os estudantes só começam a amortizar o financiamento 18 meses após o encerramento do curso.


MEC admite problema e diz que mudou regra para tornar isenção 'mais justa'

Leia mais notícias de Educação no R7 


O prazo para quitar a dívida é de três vezes o período financiado acrescido de doze meses. No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, o aluno tem 13 anos para amortizar o financiamento (3 x 4 anos do curso regular + 12 meses).

As inscrições podem ser feitas no SisFies durante todo o ano. O Fies é destinado a alunos regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham obtido resultados positivos nas avaliações do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

*Com informações do MEC 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.