Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após apagão, CNPq informa que plataforma Lattes é restabelecida

Sistema estava fora do ar desde o dia 23 de julho; pesquisadores já podem acessar currículo e cadastrar novos usuários

Educação|Karla Dunder, do R7

CNPq afirma que todo sistema da plataforma Lattes foi restabelecido
CNPq afirma que todo sistema da plataforma Lattes foi restabelecido CNPq afirma que todo sistema da plataforma Lattes foi restabelecido

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) informou na noite do último sábado (7) que todos os sistemas da Plataforma Lattes foram restabelecidos. Pesquisadores já podem atualizar o currículo e cadastrar novos usuários.

Pesquisadores notaram no dia 23 de julho que a plataforma estava fora do ar, o que gerou apreensão em todo o meio acadêmico com a possibilidade de perda de dados. A plataforma Lattes é considerada o 'Linkedin dos pesquisadores' por reunir todas as informações acadêmicas e de pesquisas produzidas no país.

A plataforma é muito utilizada para a distribuição de bolsas de pesquisa e de recursos. Além do currículo Lattes, os pesquisadores estão sem acesso ao Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator e da Fundação Carlos Chagas.

Leia também

Segundo o ministro do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), Marcos Pontes, houve uma falha em uma peça em um dos computadores que causou a interrupção de dados. Pontes garantiu que nenhum dado foi perdido. 

Publicidade

A situação também gerou uma série de críticas e preocupação quanto a manutenção da estrutura do CNPq diante dos sucessivos cortes orçamentários. 

No dia 3 de agosto, o Lattes havia voltado parcialmente. De acordo com texto publicado no site do CNPq, pesquisadores que tenham dúvidas ou dificuldades podem entrar em contato diretamente com a instituição pela central de atendimento, pelo telefone (61) 3211 4000, ou o e-mail cnpq@mctic.gov.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.