MEC abre as inscrições para o Fies nesta terça-feira
Estudantes que buscam financiamento para cursar uma faculdade privada devem acessar site do programa até sexta-feira (29)
Educação|Karla Dunder, do R7
Estudantes que buscam financiamento para mensalidades de instituições de ensino superior privadas devem acessar o site do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) a partir desta terça-feira (26) para fazer a inscrição. O prazo vai até a sexta-feira (29).
Os estudantes deverão usar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de anos anteriores, já que os resultados da edição de 2020 serão divulgados só em março.
Resultado do processo seletivo sairá no dia 2 de fevereiro e a contratação do financiamento entre os dias 3 e 5 do mesmo mês.
O MEC (Ministério da Educação) abriu 93 mil vagas para o programa. Para concorrer, o estudante precisa atender ao seguintes critérios:
- Ter realizado uma das edições do Enem, a partir de 2010;
- Ter obtido uma média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450;
- Não ter zerado a prova de redação;
- Possuir uma renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos;
- Possuir CPF e e-mail.
Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão taxa real zero de juros.
Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.
Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.