Mensalidade das escolas particulares deve ter aumento de 9,8% em 2026, apontam projeções
Entre os motivos, especialista cita prejuízos da pandemia, adesão ao modelo integral e procura por professores qualificados para educação voltada a vestibulares
Educação|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A mensalidade das escolas particulares deve subir 9,8% a partir de 2026, o dobro da inflação para 2025, segundo projeção de mais de 300 instituições de ensino. O cálculo abrange o reajuste sobre o salário dos professores e os investimentos realizados pelas escolas. Os maiores valores devem ser encontrados em Minas Gerais e São Paulo, e os menores no Sul do país.
Ao falar sobre outros fatores que explicam o aumento, a especialista em educação Claudia Costin pontua o prejuízo causado pela pandemia às escolas de educação infantil, que não tinham como oferecer educação à distância. “Muitos pais retiraram as crianças e bebês das creches”, destaca em entrevista ao Conexão Record News.
A migração para o modelo de ensino integral também aumenta os custos de muitas escolas. “O que é positivo, pouquíssimos países de mesmo nível de desenvolvimento que o Brasil tem só quatro horas de aula”, completa Claudia .
A especialista ainda cita uma procura por professores qualificados para atender a uma demanda de educação voltada à aprovação em vestibulares. “Os pais de classe média naturalmente querem que seus filhos continuem a sua escolaridade e que possam ter um bom resultado no Enem ou nos vestibulares. [...] Para se preparar para uma nova etapa de escolaridade, o que conta muito não é só o apoio de casa, mas a atratividade da profissão de professor”, ressalta.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!











