Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Não é só o Enem: saiba todas as formas de entrar na USP, na Unicamp e na Unesp

Principais universidades públicas paulistas juntas somam 13 maneiras de ingresso para o ano que vem

Educação|Vivian Masutti, do R7

Estudante pode ficar em dúvida com múltiplas formas de ingresso
Estudante pode ficar em dúvida com múltiplas formas de ingresso

Foi-se o tempo em que, para passar na USP, na Unicamp e na Unesp, o estudante tinha que prestar Fuvest, Comvest e Vunesp, as fundações responsáveis pela aplicação dos exames.

Esse modelo de processo seletivo, que perdurou por décadas e sempre privilegiou as elites, vem mudando na mesma velocidade em que a tecnologia transforma a vida do cidadão globalizado.

Primeiro veio o Enem. Criado em 1998, tinha fama de ser mais fácil do que os demais. Já no começo dos anos 2000, suas 63 questões passaram a valer pontos extras importantes para quem pretendia entrar na Universidade de São Paulo, por exemplo.

Logo, o Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser, por si só, uma forma de ingresso nas três universidades públicas paulistas.


Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Em 2012, com a promulgação da Lei de Cotas, outra porta se abriu para estudar nessas instituições, com a reserva de 50% das vagas nas universidades federais para pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes de escolas públicas.


LEIA MAIS: Vejas as datas dos principais vestibulares, que começaram neste domingo, com exame da Unicamp

Demorou um pouco, mas a cara de quem entra na USP, na Unicamp e na Unesp começou a mudar e, em 2018, o número de matriculados pretos e pardos ultrapassou pela primeira vez o de alunos brancos.

Neste ano, os candidatos de escolas públicas ganham ainda mais uma maneira de ingresso, com o Provão Paulista, que vai passar a avaliar os estudantes desde o primeiro ano do ensino médio.

A Universidade Estadual de Campinas, por exemplo, conta hoje com seis formas de selecionar seus alunos. A USP tem quatro, e a Unesp, duas, deixando o Enem-Unesp apenas para vagas remanescentes. O R7 explica como todas elas funcionam abaixo.

Outra tendência apontada por professores é uma mudança gradual no formato e no conteúdo das provas, que passam a se parecer cada vez mais com o Enem ao privilegiar interpretação de texto e incluir questões multidisciplinares relacionadas a temas da atualidade.

Foi o que fez, por exemplo, a primeira fase da Unicamp, no domingo 29 de outubro. "Neste ano, tivemos poucas questões conteudistas e mais questões para refletir o ser no mundo. Para os próximos, podemos esperar provas que abordem temas contemporâneos", afirma Marialba Maretti, professora de filosofia e sociologia do curso Poliedro Campinas.

João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do curso Etapa, concorda: "De modo geral, as provas de ciências humanas exigiram uma leitura atenta dos enunciados e dos textos".

Já a Fuvest, que não sofria grandes mudanças desde os anos 1990 e 2000, tem investido na interdisciplinaridade, principalmente nos últimos cinco anos, com questões que exigem conhecimento, reflexão e análise crítica.

“A sociedade está muito mais rápida, e as transformações hoje em dia são mais intensas do que foram no passado”, diz Gustavo Monaco, diretor-executivo da fundação.

"A expectativa da Unesp, neste primeiro ano de Provão Paulista, é iniciar a construção de um novo modelo de ingresso dos alunos do ensino médio público no ensino superior", afirma a pró-reitora, Célia Maria Giacheti. 

"Tal investimento no presente poderá modificar a formação dos alunos [no ensino médio público] e, consequentemente, transformar suas vidas e de seus familiares."

Veja as principais datas

Unicamp

• prova da primeira fase: 29/10, das 13h às 18h;

• provas da segunda fase: 3 e 4/12, das 13h às 18h;

• provas de habilidades específicas: de 7 a 9/12;

• previsão para a primeira chamada: janeiro/2024.

Provão Paulista

• prova para alunos do 3º ano: 28 e 29/11;

• prova para alunos do 1º e 2º anos: 30/11 e 1º/12.

Enem

• primeiro dia de prova: 5/11;

• segundo dia da prova: 12/11;

• divulgação dos resultados: 16/1/2024.

Enem PPL

• primeiro dia de prova: 12/12;

• segundo dia de prova: 13/12.

Unesp

• prova da primeira fase: 15/11, das 14h às 19h;

• prova da segunda fase: 10 e 11/12, das 14h às 19h.

Fuvest

• prova da primeira fase: 19/11;

• provas da segunda fase: 17 e 18/12;

• provas de habilidades específicas: de 3/12/2023 a 11/1/2024;

• divulgação da primeira chamada: 22/1/2024.

VEJA TAMBÉM: Enem: apoio emocional e metas realistas estão entre as 7 dicas para a última semana de estudos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.