Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nilmário Miranda pretende levar fibra ótica para comunidades em BH

Candidato à prefeitura pelo PT pretende usar a própria estrutura da administração pública para conseguir fornecer o serviço de internet

Eleições 2020|Pablo Nascimento, do R7

Nilmário Miranda, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PT (Partido dos Trabalhadores), pretende levar a rede de internet fibra ótica, considerada uma das mais rápidas do mercado, para comunidades periféricas da cidade.

Em entrevista ao R7, o petista explicou que pretende executar o projeto com recursos da própria prefeitura. Sem precisar datas, o político indicou que em sua eventual gestão, a instalação do serviço será feita pela Prodabel (Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte).

— Tente ver se tem internet na casa dessas pessoas. É muito escasso. As empresas privadas trabalham pelo lucro e não têm interesse em vir para a comunidade. Este é um serviço essencial que pode ajudar a gerar empregos que dependem do acesso à rede.

Nilmário promete mudanças na Guarda Municipal
Nilmário promete mudanças na Guarda Municipal Nilmário promete mudanças na Guarda Municipal

Caso seja eleito, Miranda promete colocar em prática nas áreas mais pobres programas realizados em gestões passadas do PT na prefeitura. Como exemplo, ele cita o Vila Viva, que urbanizou vilas e comunidades.

Publicidade

No campo da segurança pública, o petista propõe mudanças dentro da Guarda Municipal. Entre elas, a proibição do uso de armas na corporação e ampliação de tecnologias de monitoramento. O candidato também planeja uma mudança no fluxo de trabalho dos agentes.

— O que eu quero é que o guarda municipal seja um agente educador, faça remediação com a população, atue sobre os casos de violência doméstica. Quero que ele fique mais próximo da comunidade, como era antigamente.

Publicidade

Mobilidade urbana

Miranda defende em seu plano de governo o estímulo ao transporte coletivo. Para alcançar o objetivo, o candidato aposta na ampliação do sistema de massa e algumas medidas para desestimular o uso do veículo particular. Uma delas é a redução do número de vagas de estacionamento nas ruas da capital.

Publicidade

Para os ônibus e metrô, o petista acredita ser possível zerar o valor da tarifa para algumas camadas da população.

— A gente formaria vários fundos e direcionamento de taxas para financiar o Tarifa Zero. A ideia é começar o passe livre para estudantes e desempregados.

O candidato

Nilmário Miranda, de 60 anos, é jornalista e está entre os principais articuladores do PT em Minas Gerais. O candidato já foi deputado estadual, líder da bancada do partido na Constituinte Mineira, deputado federal, ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, no Governo Lula, e secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, na gestão de Fernando Pimentel (PT), em Minas Gerais.

Entrevistas

A conversa com Nilmário Miranda aconteceu dentro de uma série de entrevistas que o R7 e a equipe digital da Record TV Minas realiza com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. Todos os 15 postulantes ao cargo foram convidados, mas nem todos tiveram disponibilidade para participar do projeto.

Vídeos curtos com as principais propostas dos candidatos serão publicados nas redes sociais da emissora, entre os dias 26 de outubro de 7 de novembro.

Veja as entrevistas já publicadas:

Áurea Carolina (PSOL) promete revisar o valor do IPTU

Bruno Engler (PRTB) propõe trocar médicos do comitê da covid-19

Cabo Xavier (PMB) quer moradores “prefeitos” em cada bairro de BH

Cazeca (PROS) quer abrir mão de impostos para ajudar empresários em BH

João Vítor Xavier (Cidadania) sugere esvaziar Lagoa da Pampulha para limpeza

Lafayette Andrada quer passarelas para agilizar o trânsito de BH

Luísa Barreto propõe obras e áreas verdes contra enchentes em BH

Marcelo de Souza propõe privatizar administração de escolas em BH

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.