Eleições 2020 Wanderson Rocha quer ônibus gratuito para desempregados em BH

Wanderson Rocha quer ônibus gratuito para desempregados em BH

Candidato à prefeitura pelo PSTU também propõe o benefício para estudantes e planeja estatizar o transporte público da capital mineira, caso seja eleito

  • Eleições 2020 | Pablo Nascimento, do R7

Wanderson Rocha, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PSTU, pretende zerar o valor da tarifa de ônibus para estudantes e desempregados, caso seja eleito.

Em entrevista ao R7, o político explicou que mudanças no transporte público da capital mineira estão nos pilares de sua possível gestão. O candidato acredita que para conseguir melhorar o serviço, será necessário estatizar o setor na cidade.

— Nossa visão é a de que passou da hora de cancelar o contrato com as empresas por não cumprimento de regras. A nossa proposta é ter uma empresa municipal que vai ser gerida por um conselho formado por usuários e trabalhadores.

Rocha propõe programa de distribuição de renda

Rocha propõe programa de distribuição de renda

Ana Gomes / R7

Rocha defende uma gestão pautada em preceitos socialistas, nos quais o setor público controla os principais meios de produção. Para ele, a estatização também deve acontecer no setor da Saúde.

— Entendemos que vamos fazer a estatização dos hospitais filantrópicos e privados que recebem verbas do SUS. Com a gerência da prefeitura, a gente vai garantir o aumento do atendimento à população, além de aumentar os leitos e Upas.

População

O representante do PSTU propõe que todo orçamento da prefeitura seja administrado com base em decisões da própria população. Para isto, Rocha sugere a criação de conselhos de moradores, por bairros, responsáveis por estabelecer as prioridades de cada região.

Com o objetivo de superar desigualdades sociais, Rocha ainda planeja criar um programa de redistribuição de renda, que vai complementar os projetos do Governo Federal, de modo que as famílias tenham uma renda mínima de dois salários mínimos.

O candidato

Wanderson Rocha é formado em pedagogia pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Rocha é professor da rede pública de ensino e foi diretor do Sind-Rede BH (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH). Atualmente ele é membro licenciado da Central Sindical e Popular Conlutas.

Entrevistas

A conversa com Wanderson Rocha aconteceu dentro de uma série de entrevistas que o R7 e a equipe digital da Record TV Minas realiza com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. Todos os 15 postulantes ao cargo foram convidados, mas nem todos tiveram disponibilidade para participar do projeto.

Vídeos curtos com as principais propostas dos candidatos serão publicados nas redes sociais da emissora, entre os dias 26 de outubro de 7 de novembro.

Veja as entrevistas já publicadas:

Áurea Carolina (PSOL) promete revisar o valor do IPTU

Bruno Engler (PRTB) propõe trocar médicos do comitê da covid-19

Cabo Xavier (PMB) quer moradores “prefeitos” em cada bairro
Cazeca (PROS) quer abrir mão de impostos para ajudar empresários
João Vítor Xavier (Cidadania) sugere esvaziar Lagoa da Pampulha para limpeza
Lafayette Andrada (Republicanos) quer passarelas para agilizar o trânsito
Luísa Barreto (PSDB) propõe obras e áreas verdes contra enchentes
Marcelo de Souza (PATRI) propõe privatizar administração de escolas
Nilmário Miranda (PT) pretende levar fibra ótica para comunidades
Rodrigo Paiva (Novo) propõe "vale" para pagar escolas particulares em BH

Últimas