Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cármen Lúcia manda apagar vídeos em que Lula associa Bolsonaro a morte de petista

Decisão da ministra do TSE nesta quinta-feira faz referência a um crime em MT que tem como suspeito um apoiador do presidente

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Cármen Lúcia, ministra do Tribunal Superior Eleitoral
Cármen Lúcia, ministra do Tribunal Superior Eleitoral Cármen Lúcia, ministra do Tribunal Superior Eleitoral

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou apagar vídeos das redes sociais em que o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) associa o presidente Jair Bolsonaro ao assassinato de um apoiador do Partido dos Trabalhadores ocorrido no mês passado.

A decisão da magistrada, divulgada nesta quinta-feira (6), atende a um pedido da coligação do presidente e se refere a um discurso do petista sobre um crime ocorrido em Mato Grosso, no mês passado, que tem como suspeito um apoiador de Bolsonaro (leia mais abaixo).

A defesa do presidente, na representação, alega que o discurso de Lula se trata de uma "estratégia de indução de efeitos psicológicos negativos sobre o candidato adversário, aproveitando-se da revolta ocasionada pela morte de um ser humano para atribuir ao presidenciável Bolsonaro toda sorte de adjetivos negativos e criminosos".

Para a ministra, "as referências não evidenciam apenas críticas políticas ou legítima manifestação de pensamento", e há "a divulgação de mensagem sem demonstração de veracidade do que foi afirmado, em ofensa à imagem do candidato".

Publicidade

No mês passado, o TSE determinou que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, excluísse uma postagem das redes sociais em que acusava o presidente Jair Bolsonaro de ser o mandante da morte do apoiador do PT nesse mesmo caso.

Relembre o caso

De acordo com as investigações da Polícia Civil, Benedito Cardoso dos Santos foi assassinado a facadas por Rafael Silva de Oliveira, apoiador de Bolsonaro, após uma discussão sobre política em uma propriedade rural no município de Confresa, em Mato Grosso. O caso ocorreu na noite de 7 de setembro.

Publicidade

Depois de ter esfaqueado Benedito, o autor teria acertado o pescoço da vítima com um machado, quando ela ainda estava viva.

Suspeito foi preso pela Polícia Civil, em Mato Grosso
Suspeito foi preso pela Polícia Civil, em Mato Grosso Suspeito foi preso pela Polícia Civil, em Mato Grosso

Segundo a Polícia Civil, a discussão foi iniciada por questões políticas, conforme informado pelo suspeito, que tem 24 anos. Ele foi preso em flagrante e a prisão foi convertida em preventiva.

Publicidade

Ao R7, à época, o delegado Victor Oliveira, chefe da delegacia da cidade, explicou que os dois eram colegas e se conheciam havia poucos dias. Ambos trabalhavam em uma fazenda cortando lenha. A vítima, de 42 anos, trabalhava e morava no local havia mais tempo; já o suspeito estava no local havia dois dias, segundo o delegado.

Em julho, o guarda municipal de Foz do Iguaçu (PR) Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, foi morto em sua festa de aniversário, cujo tema era o PT, pelo policial penal federal Jorge da Rocha Guaranho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.