Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Soraya Thronicke defende reformas e desoneração da folha em evento com empresários

A candidata do União Brasil voltou a defender o imposto único e disse que a reforma tributária é a 'mãe de todas as reformas' 

Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência da República
Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência da República Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência da República

A candidata do União Brasil à Presidência da República, Soraya Thronicke, afirmou nesta terça-feira (30) que a reforma tributária é "a mãe de todas as reformas" e que a implantação do imposto único federal pode ajudar o país a superar a crise econômica após a pandemia da Covid-19. O comentário foi feito em um evento realizado pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), em Brasília.

"Quando a economia vai bem, tudo vai bem. A nossa proposta é reformar o sistema tributário com um imposto único, onde vamos excluir 11 impostos federais e substituir por um imposto que será cobrado por movimentação financeira, saques e depósitos, com alíquota de 1,26%", detalhou. 

Segundo a proposta do União Brasil, serão insentos do imposto de renda trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos, ou seja, R$ 6.060. "Isso pode significar, para quem ganha só um salário minimo, apenas 8% a mais, mas, sejam sinceros, vocês [empresários que estavam no evento] podem dar 8% de aumento para todos os seus funcionários?", perguntou.

A proposta, segundo Soraya, também contempla a reinvindicação do setor sobre a desoneração da folha de pagamento ao reduzir os encargos cobrados sobre os salários dos funcionários. "A tendência [com a implantação do imposto único federal] é que a folha seja desonerada também para o empregador", reforçou.

Publicidade

A candidata também defendeu a reforma trabalhista feita em 2017 no governo Michel Temer (MDB) e disse que advogar pela flexibilização das relações de trabalho não significa ser "contra os trabalhadores".

Leia também: Imposto de Renda será 'reformado' para bancar Auxílio Brasil de R$ 600

Publicidade

Sobre a reforma administrativa, a candidata definiu o tema como "delicado" por tocar em "direitos conquistados por quem desenvolve o país no setor público", mas que precisa ser debatido. "Para isso, precisamos sentar, dialogar e fazer tudo com muita calma, para não prejudicar ninguém."

Soraya foi a terceira candidata à Presidência da República a falar no evento com entidades que representam o setor do comércio e serviços. Além dela, falaram o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, e o candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes. Lula (PT) e Simone Tebet (MDB) foram convidados, mas não participaram da sabatina.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.