Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TRE-DF mantém o Solidariedade com o governador Ibaneis Rocha

Partido não faz parte da coligação com federação PSDB-Cidadania; decisão também não aprovou candidatura do ex-senador Hélio José

Eleições 2022|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, em Brasília
Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, em Brasília Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, em Brasília

Pela segunda vez, a Justiça Eleitoral decidiu que o Solidariedade não faz parte da coligação com a Federação PSDB-Cidadania e segue com o grupo do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A decisão foi proferida em sessão no Tribunal Regional Eleitoral do DF, na tarde desta segunda-feira (12).

Além disso, a decisão também não aprovou a candidatura ao Senado do ex-senador e presidente do Solidariedade, Hélio José, que apoia o candidato da federação, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Os magistrados entenderam que o ex-parlamentar entrou no processo depois do prazo para registrar a candidatura.

Leia também

Em 26 de agosto, o TRE-DF já tinha se posicionado contra a tentativa de parte da legenda de se vincular ao grupo de Izalci, em vez de Ibaneis. A consequência é que, independente das dissidências, o partido apoiará Ibaneis e a candidatura da deputada federal Flávia Arruda ao Senado.

Dissidência

O presidente do Solidariedade, o ex-senador Hélio José, havia anunciado, em 21 de agosto, que era candidato ao senado novamente e que a legenda estava deixando o grupo de Ibaneis para apoiar a candidatura do senador Izalci (PSDB-DF) ao Governo do Distrito Federal.

Porém, de acordo com a Justiça, apesar do apoio informal de parte da legenda a Izalci, o Solidariedade sempre apoiou a coligação com o grupo de Ibaneis por meio de liminares.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.