TRE-DF mantém o Solidariedade com o governador Ibaneis Rocha
Partido não faz parte da coligação com federação PSDB-Cidadania; decisão também não aprovou candidatura do ex-senador Hélio José
Eleições 2022|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Pela segunda vez, a Justiça Eleitoral decidiu que o Solidariedade não faz parte da coligação com a Federação PSDB-Cidadania e segue com o grupo do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A decisão foi proferida em sessão no Tribunal Regional Eleitoral do DF, na tarde desta segunda-feira (12).
Além disso, a decisão também não aprovou a candidatura ao Senado do ex-senador e presidente do Solidariedade, Hélio José, que apoia o candidato da federação, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Os magistrados entenderam que o ex-parlamentar entrou no processo depois do prazo para registrar a candidatura.
Leia também
Em 26 de agosto, o TRE-DF já tinha se posicionado contra a tentativa de parte da legenda de se vincular ao grupo de Izalci, em vez de Ibaneis. A consequência é que, independente das dissidências, o partido apoiará Ibaneis e a candidatura da deputada federal Flávia Arruda ao Senado.
Dissidência
O presidente do Solidariedade, o ex-senador Hélio José, havia anunciado, em 21 de agosto, que era candidato ao senado novamente e que a legenda estava deixando o grupo de Ibaneis para apoiar a candidatura do senador Izalci (PSDB-DF) ao Governo do Distrito Federal.
Porém, de acordo com a Justiça, apesar do apoio informal de parte da legenda a Izalci, o Solidariedade sempre apoiou a coligação com o grupo de Ibaneis por meio de liminares.