Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022
Publicidade

Veja a situação dos candidatos de Lula e Bolsonaro nos cinco maiores colégios eleitorais do país

O estado de Minas Gerais, considerado espelho do pleito nacional, tem candidato à reeleição com posição de neutralidade

Eleições 2022|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília


Jair Bolsonaro e seu vice, Braga Netto, e Lula e seu vice, Geraldo Alckmin
Jair Bolsonaro e seu vice, Braga Netto, e Lula e seu vice, Geraldo Alckmin

Nos cinco maiores colégios eleitorais do país (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul), os candidatos dos partidos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideram as intenções de voto em apenas um estado cada (São Paulo e Rio). Juntos, os cinco estados têm 83,6 milhões de eleitores — 53,5% do total do país.

Nos demais três estados, os candidatos que aparecem à frente nos levantamentos têm mantido uma posição de neutralidade ou pouco engajamento em relação ao pleito presidencial. Todos os dados sobre a corrida eleitoral nos estados são de levantamentos realizados com o Real Time Big Data.

No Rio, o governador Cláudio Castro, do PL, partido do presidente, lidera numericamente a disputa, embora em situação de empate técnico com o candidato do PSB, o deputado Marcelo Freixo. Sem candidato próprio no estado, que é o terceiro maior colégio eleitoral do país, com 12,8 milhões de eleitores, o PT apoia o nome de Freixo.

Leia também

Em São Paulo, com mais de 34 milhões de eleitores, Fernando Haddad (PT) lidera as intenções de voto. No estado, é o PL que não tem candidato ao governo. Mas o presidente Bolsonaro apoia o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa.

Publicidade

Na Bahia, ACM Neto (União Brasil) está bem à frente na corrida eleitoral. O candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, e o do PL, João Roma, disputam o segundo lugar na preferência do eleitor baiano. A Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do Brasil, com 11,2 milhões de eleitores.

Leia também: Brasil tem 12 candidatos à Presidência; veja quem são

Publicidade

Em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país, com 16,2 milhões de votantes, Romeu Zema (Novo) aparece à frente na disputa com o candidato do partido do presidente, Carlos Viana (PL). O PT não tem candidato ao governo do estado. Apesar disso, o partido apoia o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD).

No Rio Grande do Sul, que tem 8,5 milhões de eleitores, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) aparecia em empate técnico com o candidato do presidente Bolsonaro, embora numericamente à frente. O candidato do PT, Edegar Pretto vinha em terceiro, mas distante dos dois.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.