Após votar em São Bernardo do Campo, Lula defende democracia e critica fake news
Presidente estava acompanhado de candidatos a prefeito, do ministro Alexandre Padilha e da primeira-dama, Janja da Silva
Eleições 2024|Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo (6) na Escola Estadual João Firmino, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Acompanhado de candidatos a prefeito, do ministro Alexandre Padilha e da primeira-dama, Janja da Silva, o petista defendeu a democracia e reforçou a importância do combate às fake news.
“Hoje é um dia muito especial para a democracia brasileira. Eleição é o momento mais extraordinário de o povo viver o que quer, como quer e para que quer. É o momento do povo se manifestar. Muitas vezes a gente erra, acerta. Importante é que o processo eleitoral e a democracia nos dá oportunidade de, a cada dois anos, corrigir o nosso erro”, afirmou.
Em coletiva de imprensa após o voto, Lula ressaltou a importância de conhecer a biografia dos candidatos.
“É importante que a gente saiba o que as pessoas fizeram ontem e durante a sua vida inteira, porque é isso que faz a pessoa poder dizer para nós o que ela vai fazer no futuro”, disse.
“Quando venho votar é um exercício da democracia porque há um tempo eu não acreditava que um trabalhador pudesse chegar à Presidência, a ser prefeito de uma cidade. Minha votação quero que simbolize a possibilidade que temos de escolher aquilo que a gente tem de melhor. Temos história em São Bernardo, Mauá, Santo André, São Paulo. Não podemos permitir que o povo vote desinformado”, disse.
Após a coletiva, o presidente seguiu para o aeroporto internacional de Guarulhos, para recepcionar os brasileiros que estão chegando do Líbano.
Durante a fala, Lula comentou Lula destacou também a importância de a população exercer o direito ao voto, independentemente da ideologia política. “Nem sempre vence o candidato que queremos, mas o mais importante é que na democracia as pessoas tenham o direito de votar em quem quiserem”, afirmou.
Lula falou ainda sobre a regulamentação dos jogos de azar que, segundo ele, deve estar pronta nos próximos dias.
“Eu conheço gente que perdeu o carro, eu conheço gente que gastava o salário todo numa sexta e sábado. Isso não é viciado em jogo, isso é uma doença que nós temos que tratar também com o aspecto da saúde. Nós estamos tratando a regulamentação, na semana que vem deve estar totalmente pronta, vamos ver o resultado”, comentou.