Bruno Engler e Fuad Noman vão para o segundo turno em BH
Deputado estadual e atual prefeito vão se enfrentar nas urnas no dia 27 de outubro
Eleições 2024|Pablo Nascimento, do R7
O deputado estadual Bruno Engler (PL) e o atual prefeito Fuad Noman (PSD) vão disputar a Prefeitura de Belo Horizonte, em segundo turno, no dia 27 de outubro.
Veja o resultado do primeiro turno das Eleições 2024 em Belo Horizonte para o cargo de prefeito:
- Bruno Engler (PL): 435.853 votos (34,38%)
- Fuad Noman (PSD): 336.442 votos (26,54%)
- Mauro Tramonte (Republicanos): 192.991 votos (15,22%)
- Gabriel Azevedo (MDB): 133.728 votos (10,55%)
- Duda Salabert (PDT): 97.315 votos (7,68%)
- Rogério Correia (PT): 55.393 votos (4,37%)
- Carlos Viana (Podemos): 12.712 votos (1,00%)
- Indira Xavier (UP): 2.462 votos (0,19%)
- Lourdes Francisco (PCO): 231 votos (0,02%)
Bruno Engler tem em sua plataforma de governo propostas alinhadas à direita e deixou claro, a todo momento, ser o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na capital mineira. “Todas as ações, com base nas diretrizes deste ‘Plano de Governo’, serão desenvolvidas de forma integrada, onde todos – comunidade, iniciativa privada e poder público, possam trabalhar de mãos dadas pelo desenvolvimento social e econômico de nossa Cidade. A capital de todos os mineiros não pode mais ficar à mercê do marasmo e do atraso. É urgente que Belo Horizonte entre no século XXI”, diz trecho do Plano de Governo do candidato.
Fuad Noman iniciou a campanha de reeleição na lanterna, mas avançou durante o processo, chegando ao segundo lugar. O político adotou o discurso de manter as obras e projetos iniciados na gestão dele, que começou há dois anos, quando o então prefeito Alexandre Kalil deixou a cadeira vaga. “São 55 anos de dedicação ao serviço público, e ter a principal e mais importante etapa da vida profissional dedicada à minha cidade é um enorme presente. Mesmo com um conjunto tão significativo de entregas que mudaram a história de tanta gente, sei que tenho muito ainda com o que contribuir. São diversos projetos entregues e outros tantos em andamento que não podem parar. Fazer o que precisa ser feito, sendo firme, correto e transparente com o povo belo-horizontino”, indica a abertura do plano de governo.
Quem é Bruno Engler
Bruno Engler nasceu em Curitiba, capital do Paraná, e se mudou com a família para Belo Horizonte aos 9 anos. O jovem se aproximou da política a partir dos 18 anos, quando ajudou a fundar o movimento Direita Minas, do qual é coordenador e trabalha em defesa aos valores conservadores no Estado. Em 2018, Engler se candidatou ao primeiro cargo político e foi eleito deputado estadual com 120.252 votos - o terceiro mais bem votado na ocasião. Na época, ele tinha 21 anos, idade mínima para assumir o cargo. Na ocasião, Engler foi eleito pelo PSL (Partido Social Liberal), o então partido de Jair Bolsonaro.
Em 2020, aos 23 anos, Bruno Engler disputou à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro). Ele ficou em segundo lugar com 9,95% (123.215) dos votos. No pleito, Engler conseguiu passar à frente dos candidatos João Vitor Xavier (Cidadania) e Áurea Carolina (PSOL), que apareciam com vantagem em relação a ele nas pesquisas. Lembrando que a disputa pela Prefeitura de BH em 2020 não teve segundo turno, sendo Alexandre Kalil reeleito com 63,36% (784.307) dos votos.
Em 2022, Bruno Engler concorreu novamente ao cargo de deputado estadual. Desta vez, pelo PL (Partido Liberal), do qual faz parte até hoje. O curitibano ampliou o número de votos mais de cinco vezes, alcançando o apoio de 637.412 eleitores. O número deu a ele o título de mais votado do ano para a cadeira de deputado estadual em Minas e um dos mais votados da história do estado.
Quem é Fuad Noman
Fuad Jorge Noman Filho, de 77 anos, é um político, escritor, economista e político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático (PSD). É o atual prefeito de Belo Horizonte, ascendendo ao cargo após a renúncia do titular, Alexandre Kalil. Foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e consultor do Fundo Monetário Internacional. No Governo de Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Fazenda e Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos, no Governo de Antônio Anastasia. Em Belo Horizonte, comandou a Secretaria Municipal de Fazenda ao longo do primeiro mandato do prefeito Alexandre Kalil, sendo eleito vice-prefeito para o segundo mandato de Kallil.
No dia 4 de julho, Fuad anunciou que começaria um tratamento contra o câncer. Durante pronunciamento, ele informou que foi diagnosticado com linfoma de não-Hodgkin.