Confira aplicativos que facilitam a vida do eleitor a menos de 20 dias do primeiro turno
Segundo o TSE, o Brasil conta com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar em 5.569 municípios
Eleições 2024|Do R7, com informações do Tribunal Superior Eleitoral
As eleições municipais deste ano acontecem no dia 6 de outubro, com um possível segundo turno em 27 do mesmo mês. Para facilitar o acesso aos serviços eleitorais, a Justiça Eleitoral disponibiliza uma série de aplicativos e canais online. Além do e-Título, a população pode denunciar propagandas eleitorais irregulares e acompanhar os resultados das urnas. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomenda que os aplicativos sejam baixados com antecedência para evitar contratempos.
Veja mais
Segundo o TSE, o Brasil conta com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar em 5.569 municípios, representando um aumento de 5,40% em relação ao eleitorado das eleições municipais de 2020. Brasília e Fernando de Noronha não participam das eleições deste ano porque não são municípios.
Confira a lista de aplicativos:
e-Título
É a versão digital do título de eleitor, permitindo acesso rápido às informações eleitorais, como zona e seção eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais. Disponível para iOS e Google Play.
Pardal
Permite denunciar propagandas eleitorais irregulares e anexar evidências. Até o último domingo (15), o aplicativo havia recebido mais de 38 mil denúncias. A maioria delas relacionada às eleições para o cargo de vereador. Das denúncias, 11% referem-se a propagandas na internet e 89% a outros tipos de propaganda. As denúncias são encaminhadas ao juízo eleitoral competente. Disponível para iOS e Google Play.
Mesário
Desenvolvido para treinar e auxiliar os mesários, que desempenham funções essenciais durante as eleições, como controlar o fluxo na seção eleitoral, organizar filas, conferir documentos de identificação, e preencher a ata de votação. Também fornece apoio logístico e realiza testes de integridade das urnas eletrônicas. Disponível para iOS e Google Play.
Boletim na Mão
Realiza a leitura do QR Code no final do Boletim de Urna (BU) impresso na seção eleitoral, permitindo ao eleitor obter e visualizar uma cópia digital dos BUs no celular ou tablet. Disponível para iOS e Google Play.
Resultados
Criado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo informa em tempo real a apuração e os resultados das eleições. Uma versão também está disponível no Portal do TSE. Disponível para iOS e Google Play.
Perfil do eleitorado
Do total de eleitores, 52% são mulheres e 48% são homens, somando 81,8 milhões de mulheres e 74 milhões de homens. Além disso, 47,2 mil pessoas se declararam transgênero. A faixa etária mais numerosa é de 45 a 59 anos, com 38.883.736 eleitores. O eleitorado jovem, entre 16 e 17 anos, é de 1,83 milhão de pessoas.
Segundo turno
Um eventual segundo turno ocorrerá em cidades com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato obter mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, o candidato com a maioria dos votos válidos no primeiro turno será eleito prefeito, mesmo que não alcance a maioria absoluta.