Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Diego Sorgatto (União Brasil) é reeleito prefeito de Luziânia (GO)

Atual prefeito venceu a eleição com 80% dos votos válidos; cidade do Entorno do DF é o quinto maior colégio eleitoral de Goiás

Eleições 2024|Do R7, em Brasília

Diego Sorgatto (União), prefeito de Luziânia Instagram/@diegosorgattogo - 18.4.2024

O atual prefeito de Luziânia (GO), Diego Sorgatto (União Brasil), foi reeleito neste domingo (6) para mais um mandato de quatro anos. Com 80% das urnas apuradas, Sorgatto conquistou 75,1% dos votos, superando seu principal adversário, Waltinho (PL), que obteve 12,9%. Luziânia, que é o quinto maior colégio eleitoral de Goiás, conta com aproximadamente 135 mil eleitores. Localizada a cerca de 60 km ao sul de Brasília, a cidade faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF).

Sorgatto, de 34 anos, iniciou a trajetória política aos 18, quando se tornou o vereador mais jovem do estado de Goiás. Em 2012, último ano de seu mandato como vereador, foi eleito presidente da Câmara Municipal. Ele também ocupou os cargos de secretário de Esporte e Lazer, além de Cultura e Juventude do município.

Em 2014, foi eleito deputado estadual, novamente sendo o mais jovem a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás, onde atuou por duas legislaturas. Em 2020, foi eleito prefeito de Luziânia com 57% dos votos válidos.

Sobre Luziânia

Com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 5,44 bilhões em 2023, Luziânia se destaca como a cidade mais rica do Entorno do DF e ocupa a 7ª posição entre as maiores economias de Goiás.


Apesar de seu crescimento econômico, o município também enfrenta desafios. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, Luziânia está entre as 10 cidades brasileiras com as maiores taxas de estupro no período.

Além disso, o transporte público é uma das principais preocupações da população. A cidade depende quase exclusivamente do transporte rodoviário para acessar Brasília, que é o principal polo de trabalho e estudo para seus moradores.

Nos últimos anos, uma coalizão entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e o Governo Federal tem dialogado a viabilização de projetos voltados à mobilidade urbana de Luziânia. No ano passado, por exemplo, a implantação do BRT — um corredor exclusivo para ônibus que ligará Luziânia a Brasília — foi incluída no pacote de obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.