Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Força Nacional vai atuar em terras indígenas de 3 estados durante eleições neste domingo

Segundo o Ministério da Justiça, a equipe atuará em apoio à Justiça Eleitoral para ‘garantir o bom andamento do processo’

Eleições 2024|Do R7, em Brasília

Funai solicitou ajuda dos militares Marcelo Camargo/Agência Brasil - 09/06/21

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional em terras indígenas do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul durante as eleições municipais deste domingo (6). Segundo a pasta, a equipe atuará em apoio à Justiça Eleitoral para “garantir o bom andamento do processo”. A solicitação da Força Nacional foi feita por meio de portarias da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Polícia Federal e do governo do Rio Grande do Sul.

Veja mais

No domingo, 155.912.680 eleitores aptos a votar vão às urnas para eleger representantes aos cargos de prefeito e vereador em 5.569 municípios De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as eleições contam com 463.388 candidatos registrados.

No Mato Grosso do Sul, As operações da Força Nacional vão abranger as aldeias indígenas do Cone Sul e os municípios Ponta Porã, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antônio João, Itamarati, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Douradina. Já no Paraná, a atuação será na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, e, no Rio Grande do Sul, nas terras indígenas Cacique Doble, Guarita, Passo Grande do Rio Forquilha, Nonoai, Três Palmeiras, Rio dos Índios e Gramado dos Loureiros.

A pasta informou, ainda, que a atuação da Força Nacional em qualquer parte do país é estritamente condicionada à solicitação expressa dos governadores dos estados e do Distrito Federal ou de ministros de Estado. “As ações têm caráter subsidiário e devem seguir planejamento previamente estabelecido pelos órgãos que solicitaram o apoio”, disse.


Eleições municipais

Do total das candidaturas para os cargos de prefeito e vereador nas eleições muncipais deste ano, 93,23% (431.980) são candidaturas para vereador, enquanto 3,36% (15.573) concorrem a prefeito e 3,41% (15.814) a vice-prefeito.

Em comparação com as eleições municipais de 2020, o número de candidatos diminuiu 7,2%. Naquele ano, o país teve 499 mil candidatos. Para as prefeituras, o número de concorrentes caiu de 18.416, em 2020, para 15.573 em 2024. O mesmo ocorreu para o cargo de vice-prefeito, que teve 15.814 candidatos este ano, contra 18.434 no pleito anterior (leia mais aqui).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.