Logo R7.com
RecordPlus

Número de cidades com mais eleitores do que população quase dobra nas eleições de 2024

Levantamento da CNM mostra que, em 2020, o país tinha 493 municípios nessa situação; neste ano, o número passou para 845

Eleições 2024|Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília

  • Google News
845 cidades têm mais eleitores que população local Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

O número de municípios com eleitorado maior que o total da população local quase dobrou nas eleições deste ano. Os dados são de um estudo da CNM (Confederação Nacional de Municípios), que mostra que, em 2020, eram 493 cidades nesse cenário e, em 2024, o total passou para 845. Em números absolutos, o estado recordista é Minas Gerais, com 212 municípios nessa situação, o equivalente a uma em cada quatro cidades do estado, seguido por Goiás (99) e São Paulo (89).

Leia mais

Segundo a CNM, o fenômeno pode estar relacionado a efeitos migratórios das cidades de pequeno porte, como o caso de pessoas que se mudam por motivações econômicas e educacionais, mas que retornam à cidade natal para exercer o voto.


O estudo mostra que Goiás (40%), Piauí (35%) e Paraíba (34%) são os estados que proporcionalmente concentram mais cidades com mais eleitores do que população.

Em 16 municípios, a quantidade de eleitores é o dobro da população local. Em outros 24, a diferença supera o percentual de 50%. As duas menores cidades do país em termos de população estão enquadradas nessa categoria: Serra da Saudade (MG) (854 habitantes e 1.294 eleitores) e Anhanguera (GO) (921 habitantes e 1.710 eleitores).


Eleitores

Ao todo, são aguardados nas urnas por todo o país neste domingo (6) 155,9 milhões de brasileiros, o que corresponde a 74% da população do país. Desse total, 22,6 milhões são de eleitores facultativos, notadamente jovens de 16 e 17 anos e os analfabetos. A maioria do eleitorado é composta por mulheres (52%).

Em relação à faixa etária do eleitorado, pessoas idosas (acima de 60 anos) são 22% e jovens (até 34 anos), 33%. A maior proporção de eleitores idosos foi identificada no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, sendo que no estado gaúcho a proporção de idosos supera a de jovens em 58% das cidades. No outro extremo, municípios do Amapá e Amazonas possuem os maiores percentuais de eleitores jovens.


Avaliando os aspectos educacionais, a maioria do eleitorado não completou o ciclo da educação básica, sendo que somente 347 cidades têm maioria dos eleitores com a educação básica completa. Além disso, a maioria se declarou negro (65%), sendo que somente nos três estados da Região Sul e em São Paulo o percentual de branco supera o de negros.

Na comparação dos eleitores com o perfil dos candidatos às prefeituras, as características são diferentes em alguns aspectos. Por exemplo: somente 16% dos candidatos são mulheres, enquanto no eleitorado o índice é de 52%; e apenas 36% dos candidatos se declararam negros, enquanto 65% no total do eleitorado e 56% da população geral se declaram negros. Considerando a educação básica, a escolaridade dos candidatos a prefeito é superior a dos eleitores (89% contra 43%).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.