Nunes quer ‘Mamãe Tarifa Zero’, ônibus elétrico e faixa azul como vitrine para 2º mandato em SP
Prefeito, que disputa o 2º turno com Guilherme Boulos, conversou com o R7 ainda sobre projeto de moradia popular para a capital
Eleições 2024|Vivian Masutti, do R7
Candidato à reeleição à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) pretende, caso saia vitorioso, ampliar a gratuidade dos ônibus da capital — concedida aos domingos desde dezembro de 2023 — para as mães com crianças em creches municipais que ainda não tenham acesso ao transporte escolar público.
“Tenho muito orgulho do Domingão Tarifa Zero e vou mantê-lo. Quero agora criar o Mamãe Tarifa Zero, porque, às vezes, a creche fica perto do trabalho da mãe e não de onde ela mora”, afirmou Nunes, em entrevista concedida ao R7, pouco antes de participar da sabatina do Balanço Geral, da RECORD, na última quinta-feira (10).
Tenho muito orgulho do Domingão Tarifa Zero e vou mantê-lo. Quero agora criar o Mamãe Tarifa Zero, porque, às vezes, a creche fica perto do trabalho da mãe e não de onde ela mora
Elogiado inclusive pelo adversário, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) — com quem disputa o segundo turno no dia 27 —, pela implementação da faixa azul para motociclistas, o prefeito diz que pretende estendê-la.
O projeto de sinalização exclusiva para quem anda de moto, desenvolvido por Nunes a partir de 2022, chegou a 200 quilômetros de vias da capital até agora.
“Com certeza vou ampliar. Outras cidades, como Santo André e Rio de Janeiro, estão copiando São Paulo. No ano passado, morreram 394 pessoas por acidente de moto na cidade. E estamos mantendo a redução desse número. Hoje, andar na faixa azul é 20 vezes mais seguro do que andar fora dela”, falou, citando dados de levantamento recente da própria administração municipal.
Hoje, andar na faixa azul [para motociclistas] é 20 vezes mais seguro do que andar fora dela
O prefeito promete ainda trocar, por ano, mil ônibus movidos a diesel por modelos com emissão de carbono zero. “Nessa substituição, as concessionárias não poderão mais colocá-los nas ruas. Já temos centenas de modelos elétricos em operação na cidade”, diz.
O plano de sustentabilidade chegará, de acordo com Nunes, também aos caminhões de lixo da capital.
‘Maior programa habitacional da história’
Nunes promete ampliar as moradias populares na capital paulista. “Estou fazendo o maior programa habitacional da história da cidade. Até o final do ano, entre o que já foi entregue, o que está em obra e o que está contratado, serão 72 mil unidades habitacionais”, afirma.
O prefeito aposta no trabalho em conjunto com o setor privado para diminuir o déficit habitacional da capital paulista, que hoje é de 400 mil moradias, o maior do país.
Estou fazendo o maior programa habitacional da história da cidade
“Vamos dar incentivos para a construção de habitações de interesse social de nível um, que são aquelas voltadas para quem ganha até três salários mínimos. Com isso, ajudaremos a população mais pobre a ter acesso à moradia”, diz.
O Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra a capital com 11,5 milhões de habitantes, distribuídos em 1.521 quilômetros quadrados.
No primeiro turno das eleições municipais, realizado no domingo (6), Nunes ficou em primeiro lugar, com 29,48% e 1.801.139 votos, enquanto Boulos obteve 29,07% e 1.776.127 votos. Os paulistanos voltam às urnas no próximo dia 27, último domingo de outubro.