‘O sistema que nós temos de votação é provavelmente o melhor do mundo’, diz Barroso
O ministro lembrou ainda que as eleições municipais deste ano ocorrem no 36º aniversário da Constituição
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou neste domingo (6) que o sistema o sistema de votação do Brasil “é provavelmente o melhor do mundo”. “E a democracia é isso, a rotina de as pessoas votarem e se manifestarem dentro da lei, dentro da Constituição”, disse Barroso a jornalistas no Centro de Divulgação das Eleições.
Leia Mais
“Na verdade, a vantagem da democracia é que momentos como esse vão virando uma rotina. E portanto felizmente não tem nada de extraordinário acontecendo. As pessoas estão votando e nós divulgaremos o presidente divulgará o resultado poucas horas depois das eleições consagrando esse extraordinário sistema que nós temos de votação que é provavelmente o melhor do mundo”, disse.
O ministro lembrou ainda que as eleições municipais deste ano ocorrem no 36º aniversário da Constituição, “o mais longo período de estabilidade institucional da República Brasileira”.
“E nós, do Poder Judiciário, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ONU Supremo, somos muito felizes que as instituições tenham assegurado a prevalência da democracia no Brasil e as eleições tenham se tornado uma rotina sem maiores sobressaltos”, afirmou.
Além de Barroso, representantes da OAB, o procurador-geral da República e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues acpmpanham a totalização das urnas do TSE. Todos os ministros do Supremo foram convidados para acompanhar a totalização, mas estão fora de Brasília. Há uma coletiva prevista para até, no máximo, 21h.