Pela primeira vez, Palmas terá 2º turno para prefeitura, com Janad e Eduardo Siqueira
Capital tocantinense ultrapassou 200 mil eleitores neste ano, parâmetro constitucional para segunda etapa do pleito
Eleições 2024|Rute Moraes e Ana Isabel Mansur, do R7 em Brasília
Pela primeira vez, a disputa pela Prefeitura de Palmas (TO) vai para o segundo turno, com os candidatos Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 39,22% e 32,42% dos votos, respectivamente. O candidato Professor Júnior Geo (PSDB) ficou em terceiro lugar, com 28,13%. A capital tocantinense tem neste ano 209.524 cidadãos aptos a votar. Pela legislação eleitoral, apenas as cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segunda etapa nas eleições.
LEIA MAIS
O segundo turno será em 27 de outubro, e ganha quem obtiver a maioria dos votos válidos. Para o pleito de 2024, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 155 milhões de pessoas estão aptas a votar no Brasil. Palmas é o único município de Tocantis que pode realizar a segunda fase das eleições.
Natural da cidade de Palmeirópolis (TO), Janad tem 40 anos, é professora, advogada, empresária e deputada estadual. Ela é formada em direito e em administração e fundadora do Instituto Plantando e Colhendo o Bem, que atua em prol de famílias carentes.
Em 2020, Janad conquistou o primeiro cargo político, como vereadora de Palmas. Em 2022, foi candidata a deputada estadual e se elegeu como a mais votada para a Assembleia Legislativa do estado, em 1989.
Já Campos é natural de Campinas (SP), tem 65 anos, é empresário, pedagogo e ex-prefeito da cidade. Ele é filho do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, um dos articuladores da criação do estado.
Em 1988, Campos foi eleito deputado federal e se reelegeu em 1990. Dois anos depois, tornou-se o primeiro prefeito eleito de Palmas. Fenelon Barbosa, o primeiro a comandar a capital tocantinense, foi eleito para a Prefeitura de Taquaruçu (TO) e assumiu como prefeito de Palmas quando a cidade foi instalada, em janeiro de 1990.
Nas eleições de 1998, Siqueira Campos elegeu-se senador. Além disso, foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos — um filiado ao PTB e o outro ao DEM, atual União Brasil. No ano passado, ele foi para o Podemos, a fim de disputar as eleições de 2024.