Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Você sabe como funciona a urna? Treine seu voto em simulador e fique craque

Tribunal Superior Eleitoral criou uma página que simula o processo de votação; partidos e candidatos utilizados no simulador são fictícios

Eleições 2024|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

Ferramenta do TSE simula voto
Ferramenta do TSE simula voto Reprodução/TSE

O primeiro turno das eleições municipais ocorre neste domingo (6), e para escolher os candidatos a prefeito e vereador o eleitor precisa usar a urna eletrônica para computar os votos. Para ajudar quem vai votar, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) criou uma página que simula o voto. O Simulador de Votação está disponível no site da corte.

leia mais

Na ferramenta, o eleitor pode escolher qual eleição quer treinar o voto: as municipais ou as gerais. Os partidos e candidatos utilizados no simulador são fictícios.

“A primeira escolha a ser feita é para o cargo de vereador. Na parte superior da urna virtual, aparecerão cinco opções de partidos: Esportes, Ritmos Musicais, Profissões, Festas Populares e Folclore. Para cada um deles que você selecionar, serão mostradas três opções de candidatos. É só escolher o de sua preferência e digitar o número correspondente. Se errar a digitação, basta apertar a tecla ‘Corrige’ para reiniciar, como ocorre também na urna eletrônica de verdade. Se o número estiver correto, é só apertar o botão ‘Confirma’ e pronto: vereador já escolhido”, explica o TSE.

Logo após, ocorre a votação para prefeito e vice-prefeito. Assim como na etapa anterior, serão exibidas cinco opções de partidos. Ao escolher um deles, aparecerão os respectivos candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito.


“Selecione uma das chapas, digite o número correspondente aos seus candidatos e confirme na tecla verde. A urna gravará seus votos e mostrará na tela a palavra ‘FIM’, com o famoso barulhinho ‘pilili’. Pronto! Você acabou de concluir a simulação da votação das Eleições Municipais de 2024.”

Se, durante a votação, o eleitor não tiver preferência por nenhum dos candidatos, é só clicar no botão “Branco” e, em seguida, na tecla “Confirma”.

“Caso queira manifestar a sua vontade de anular o voto, digite, na urna eletrônica, um número que não corresponda a nenhum candidato ou partido político e aperte em “Confirma”. Lembre-se: os votos em branco e os nulos servem apenas para fins estatísticos, ou seja, não são computados como votos válidos e, por isso, não alteram o resultado da eleição”, alerta o TSE.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.