Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2026! Notícias, Apuração de Votos em Tempo Real e Resultados | R7
‌

Cleitinho Azevedo deve ‘resolver a eleição no primeiro turno’ em MG, diz analista

Fábio Zambeli explica que o estado mineiro tende a refletir o eleitorado brasileiro na escolha para presidente

2026|Do R7

  • Google News

O cenário eleitoral em Minas Gerais reflete nas urnas números muito semelhantes ao resultado nacional nas eleições presidenciais, na avaliação de Fábio Zambeli, analista político e diretor do Grupo In Press.

“É um estado que tem uma região norte muito parecida com a região Nordeste do ponto de vista de inclinação ideológica, historicamente. [...] Tem uma grande Belo Horizonte que é muito industrial, uma região que vota muito parecido com as grandes metrópoles brasileiras. Tem um sul mais próximo do comportamento do eleitor do estado de São Paulo. Tem a Zona da Mata, que é mais próxima do eleitorado do Rio de Janeiro”, diz.

Zambeli explica a dificuldade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em construir palanque e lançar um candidato da esquerda no estado: "Isso foi uma novela que só se desenrolou ali no final do mês de julho, quando o ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias, aceitou o convite do PT para ser candidato".

Por outro lado, a indefinição também é grande no campo do centro para a direita "porque o hoje senador e favorito para vencer a eleição no primeiro turno, Cleitinho Azevedo (Republicanos), ele só decidiu também ser candidato depois que terminou a convenção do seu partido. Ele conseguiu bater o recorde do ponto de vista de indefinição. Ele oscilou muito entre esse chamado para ser candidato e a decisão de continuar no Senado. Quando ele topou, ele desarticulou completamente o campo da direita".

“Quando Cleitinho entra com um potencial de votos gigantesco, que está se provando nas pesquisas de véspera, ele desarticulou completamente esse arranjo político que tinha sido feito do centro para a direita. Então ele tomou esse espaço com velocidade. Nesses últimos dias nós vimos o movimento de voto útil já de todos esses candidatos do centro para a direita no Cleitinho, e tudo indica que ele vai resolver a eleição no primeiro turno”, destaca.

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.