Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

38 anos após conflito, Malvina retira últimas minas terrestres

Arquipélago britânico foi invadido pela Argentina em 1982. Durante o confronto, 600 efetivos argentinos e 255 britânicos foram mortos

Internacional|

Malvinas retira últimas minas terrestres de território
Malvinas retira últimas minas terrestres de território Malvinas retira últimas minas terrestres de território

As últimas minas terrestres foram retiradas das Ilhas Malvinas, localizadas no sul do Atlântico, anunciou o Reino Unido nesta terça-feira (10), quase 40 anos depois de serem instaladas por forças argentinas ao tomarem o território britânico.

Com a retirada das minas, o Reino Unido disse ter cumprido as obrigações determinadas pela Convenção para a Proibição de Minas Antipessoais (FCDO), acrescentando que tais minas não existem mais em nenhuma parte de seu território.

A Argentina invadiu o arquipélago, que ainda reivindica, em 1982. O Reino Unido enviou uma força-tarefa para retomar as ilhas em uma guerra curta que causou a morte de 600 efetivos argentinos e 255 britânicos.

Um programa britânico criado em 2009 para livrar as ilhas de minas finalizou sua missão três anos antes do prazo, disse a FCDO.

"Esta é uma grande conquista para as ilhas, e devemos prestar homenagem à equipe brilhante de desativadores de minas que colocaram as vidas em risco dia após dia removendo e destruindo minas terrestres para tornar as Falklands (nome usado pelo Reino Unido para se referir às ilhas) seguras", disse Wendy Morton, ministra britânica a cargo das Malvinas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.