Alemanha revela pacote militar de 2,7 bilhões de euros para a Ucrânia, o maior até agora
Ministro da Defesa alemão alegou ajuda ao país enquanto for necessário
Internacional|Do R7
A Alemanha anunciou, neste sábado (13), a quantia de 2,7 bilhões de euros em ajuda militar à Ucrânia, seu maior pacote desde a invasão da Rússia, e prometeu mais apoio a Kiev, pelo tempo que for necessário.
O pacote incluirá 30 tanques Leopard 1, 15 tanques antiaéreos Gepard, mais de 200 drones de reconhecimento e quatro sistemas antiaéreos Iris-T, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa.
"Todos nós desejamos um fim rápido para esta guerra terrível e ilegal... Infelizmente, isso ainda não é previsível. Portanto, a Alemanha fornecerá qualquer ajuda que puder — pelo tempo que for necessário", disse o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram
"Obrigado aos nossos aliados", escreveu Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em um post no Telegram ao confirmar a ajuda.
Leia também
A Ucrânia pressionou seus aliados por armas de longo alcance, jatos e munições antes de uma contraofensiva prevista para as próximas semanas ou meses. O pacote alemão de sábado também incluiu 18 obuses.
A Alemanha, inicialmente, havia relutado em fornecer armas pesadas à Ucrânia para ajudá-la a conter a invasão da Rússia, pois temia que isso pudesse intensificar a luta. Mas, em janeiro, Berlim concordou em enviar tanques Leopard e disse que trabalharia com os aliados para mandar mais.