Angústia e superação: como foi a busca de meninos presos na caverna
Meninos e o treinador de futebol ficaram 15 dias presos até que a operação de resgate começasse. Nesta segunda-feira, todos já estavam resgatados
Internacional|Beatriz Sanz, do R7
Os 12 jogadores de futebol, integrantes do time "Javalis Selvagens" estavam retornando de um treino quando foram com o treinador, explorar caverna de Tham Luang e desapareceram. O complexo de cavernas fica próximo à região onde eles viviam, no estado de Chiang Rai, no norte da Tailândia.
O passeio, que começou no último dia 23 de junho, se transformou em uma operação de resgate de proporções enormes. Relembre os acontecimentos dia a dia até o resgate dos últimos sobreviventes nesta terça-feira (10).
Dia 23 de junho
Como eles não voltaram para casa naquela noite, a família de um dos garotos acionou a polícia dizendo que ele estava desaparecido.
Depois disso, o guarda florestal do parque também percebeu que havia bicicletas acorrentadas e chuteiras perdidas na entrada da caverna, depois do horário de funcionamento do parque.
Os meninos tinham entre 11 e 16 anos e o treinador, 25 anos.
Dia 24 de junho
Tem início uma mega operação de resgate coordenada pela polícia tailandesa. No entanto, a busca foi prejudicada pela chuva que não parava.
Ainda assim os policiais conseguiram encontrar alguns rastros de pegadas dos meninos.
Dia 25 de junho
A busca continua, mas ainda sem sinal dos 13 jovens. As chuvas dos últimos dias inunda a caverna, impedindo a saída dos garotos, segundo um funcionário do governo tailandês.
As famílias dos jovens vão para a frente das cavernas, fazer orações por suas vidas.
Dia 26 de junho
Para ajudar nas buscas, mergulhadores especialistas em mergulhos em caverna entram em ação, mas são impedidos pelas fortes chuvas. Além disso, cabos elétricos e mangueiras de ventilação são instalados na caverna para auxiliar.
O primeiro-ministro do país, Prayuth Chan ocha pede apoio ao país e mensagens de esperança começam a invadir a internet.
Dia 27 de junho
As chuvas não dão trégua e nem mesmo os especialistas dos Estados Unidos e do Reino Unido que chegaram para ajudar no resgate conseguem ajudar. São cerca de 30 socorristas dos EUA e três mergulhadores britânicos.
As operação de busca chega a ser suspensa por 5 horas. O nível de inundação aumenta.
Dia 28 de junho
Mergulhadores britânicos começam a andar pela montanha em busca de entradas alternativas para resgatar os meninos. Drones e cães farejadores ajudaram nessa parte da operação.
Equipamentos para bombear a água para fora da caverna é instalado.
Especialistas chineses se unem às equipes de busca.
Dia 29 de junho
Prayuth Chan Ocha, o primeiro-ministro tailandês visita o local. Ele pede para que as famílias não percam a esperança.
Dia 30 de junho
Uma pequena pausa nas chuvas coincide com a chegada de especialistas do Grupo de Resposta Especializada da polícia nacional da Austrália.
Isso ajudou os mergulhadores a chegarem mais longe na busca, mas ainda muito longe de onde eles poderiam estar, uma região da caverna conhecida como Pattaya Beach.
Dia 1 de julho
O tempo continua ajudando e as equipes de resgate conseguem levar suprimentos de oxigênio para dentro da caverna.
Dia 2 de julho
Finalmente, após 10 dias de desaparecimento, os 12 meninos e o técnico de futebol são encontrados. Eles estavam na região de Pattaya Beach, como as equipes supunham.
Eles estão com muita fome e pedem comida aos mergulhadores que os encontraram.
A prioridade é levar comida e primeiros socorros. Todos aparentam boa saúde e apenas três têm pequenos arranhões no corpo.
O país respira aliviado.
Dia 3 de julho
As equipes de resgate notam a dificuldade da operação e afirmam que podem levar até semanas para que os jovens sejam retirados.
As opções de resgate começam a ser apresentadas. A principal é ensinar meninos a mergulhar. Essa seria a alternativa mais fácil, mas também a mais perigosa tendo em vista que nenhum dos garotos sabe nadar.
Especialistas dizem que encontrar todos com vida é "milagre".
Dia 4 de julho
Os meninos começam a ter aulas de mergulho, seguindo o principal plano de resgate.
As famílias aguardam ansiosas por notícias.
Dia 5 de julho
Claudio Acuña Cortes, um dos 33 mineiros do Chile, que passaram 2 meses presos em poço manda uma mensagem de apoio aos meninos tailandeses: "Se agarrem à fé", diz.
Um riacho é desviado para diminuir o volume de água dentro da caverna e ajudar no resgate.
Dia 6 de julho
O mergulhador aposentado da marinha tailandesa, Saman Kunan, de 38 anos, morre ao tentar sair da caverna.
Kunan, que tinha voltado a ativa apenas para auxiliar no resgate, levava suprimentos para os garotos, mas ficou sem oxigênio na volta.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, convidou os garotos para assitir a final da Copa do Mundo no dia 15 de julho em Moscou. Os médicos, no entanto, não recomendam a viagem.
Dia 07 de julho
O governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, disse que as condições para a retirada das crianças seriam perfeitas nos próximos dias, mas não deu detalhes de como o resgate aconteceria.
Enquanto isso, os jovens escreveram cartas para as suas famílias. Pediam que não ficassem preocupados com eles.
Eles disseram ainda que estavam com vontade de comer churrasco. O treinador pediu desculpas por ter levado os jovens para a caverna.
Do outro lado do mundo, o bilionário Elon Musk sugere a criação de um mini submarino para ajudar no resgate das crianças.
Dia 08 de julho
Começa a operação de resgate no meio da madrugada. Muitos profissionais especialistas estão envolvidos.
Apesar das dificuldades, até o fim da manhã quatro garotos já estão fora da caverna e em segurança.
A escolha de quem sairia primeiro, se deu pelo critério de quem estava com a saúde mais debilitada, segundo os médicos envolvidos no resgate.
Os meninos foram levados de helicóptero diretamente para um hospital, na capital Chiang Rai.
Dia 09 de julho
Após o descanso da equipe de resgate, eles voltam ao trabalho na madrugada da segunda-feira.
A retirada de mais quatro pessoas acontece com sucesso.
O nome das vítimas que já estão recebendo atendimento médico não é revelado em respeito às famílias daqueles que continuam presos na caverna.
Elon Musk testa seu mini submarino, mas o uso do equipamento é rejeitado pelas equipes envolvidas no resgate.
Dia 10 de julho
Finalmente, após 18 dias, todos os 13 jovens que estavam presos na caverna Tham Luang são resgatados.
As redes sociais se enchem de mensagens de esperança e apoio a todos eles.
Tailandeses e pessoas de todo o mundo celebram o sucesso do resgate.