Casas de brasileiros na Faixa de Gaza foram destruídas, mas não há feridos
Parte do grupo que aguarda repatriação está abrigada em uma escola de Gaza; retorno ao Brasil depende de permissão do Egito
Internacional|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Os brasileiros que estão abrigados em uma escola na Faixa de Gaza, região onde a ofensiva de Israel contra o grupo terrorista Hamas é mais intensa, tiveram sua casa destruída mas não estão feridos, informou uma fonte da representação brasileira em Ramallah, na Cisjordânia, ao R7. O mesmo interlocutor afirmou que, embora estejam bem de saúde, estão apreensivos com a situação. Eles estão abrigados em uma escola desde esta quarta-feira (11), em ação coordenada pela missão brasileira na região.
O primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel aterrissou às 4h da manhã, na Base Aérea de Brasília. A operação de resgate, denominada Voltando em Paz, começou no domingo (8) com a saída da aeronave do Brasil com destino à Itália e, de lá,...
O primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel aterrissou às 4h da manhã, na Base Aérea de Brasília. A operação de resgate, denominada Voltando em Paz, começou no domingo (8) com a saída da aeronave do Brasil com destino à Itália e, de lá, para Tel Aviv (capital israelense), de onde os brasileiros embarcaram.
No total, são 28 brasileiros na Palestina, de sete famílias, em outras três cidades além de Gaza, que desejam retornar ao Brasil. Destes, até esta quarta-feira (11), 13 estavam abrigados na escola — o número pode subir para 16 nesta quinta (12). Parte do grupo que mora em Gaza decidiu esperar a evacuação em casa. Há brasileiros em Beit Hanun, Beit Lahia e Khan Younes, além de Gaza.
Embora não estejam no abrigo, os brasileiros que optaram por aguardar em casa também serão repatriados. O plano é retirá-los por Rafá, cidade no sul de Gaza que faz fronteira com o Egito. Para executar a ação, porém, o governo brasileiro aguarda autorização das autoridades egípcias. O pedido foi feito há quatro dias, mas ainda não foi respondido.
Dois ônibus já estão disponíveis para transportar os brasileiros das quatro cidades até Rafá. Uma vez na cidade, eles serão levados, também por via terrestre, ao aeroporto mais próximo — a princípio, o aeroporto egípcio El Arish, distante 53 km da fronteira com Gaza.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Além da autorização do Egito, é necessário que a passagem entre Rafá e o país esteja aberta. O posto fronteiriço foi bombardeado pelo menos três vezes pelas forças israelenses.