Logo R7.com
RecordPlus

Cuba permitirá que empresas estatais vendam excedentes na ilha

Internacional|Do R7

  • Google News

HAVANA, 22 Nov (Reuters) - Cuba permitirá que empresas estatais vendam seus excedentes de produção a outras companhias públicas e cooperativas, afrouxando um pouco mais o controle do Estado sobre a economia doméstica.

A medida experimental anunciada na sexta-feira pela imprensa estatal valerá para companhias que tenham cumprido seu contrato de fornecimento para o Estado. E o excedente poderá ajudar a compensar a falta de um mercado atacadista, o que limita o desenvolvimento de milhares de pequenos negócios privados surgidos depois das reformas do presidente Raúl Castro.


Inicialmente, participarão 14 empresas estatais dos Ministérios das Indústrias, Construção e Energia e Minas, que poderão vender sua produção excedente para cerca de 3.700 companhias públicas e cooperativas, entre elas dezenas de agropecuárias recém-criadas.

"Essa experiência constitui um avanço do que será aplicado gradualmente no sistema empresarial estatal do país a partir de janeiro de 2014", disse o Granma, jornal do governante Partido Comunista.

(Reportagem de Rosa Tania Valdés)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.