Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deslocados forçados no mundo superam os 100 milhões pela primeira vez, diz ONU

Para entidade, o número recorde é fonte de preocupação e esse nível jamais deveria ter sido alcançado

Internacional|

Refugiados da guerra na Ucrânia impulsionam deslocamentos forçados pelo mundo
Refugiados da guerra na Ucrânia impulsionam deslocamentos forçados pelo mundo Refugiados da guerra na Ucrânia impulsionam deslocamentos forçados pelo mundo

A invasão russa da Ucrânia fez com que o número de deslocados forçados superasse pela primeira vez 100 milhões de pessoas em todo o mundo, informou a ONU nesta segunda-feira (23).

"O número de pessoas forçadas a fugir de conflitos, da violência, dos atropelos aos direitos humanos e da perseguição superou pela primeira vez a assombrosa marca de 100 milhões, impulsionada pela guerra na Ucrânia e por outros conflitos mortais", estimou a Acnur, agência das Nações Unidas para os Refugiados.

"A cifra de 100 milhões é alarmante, preocupante e instrutiva. É um número ao qual nunca se deveria ter chegado", disse o alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi.

O número deve sacudir o mundo para pôr fim aos conflitos, sugeriu a Acnur em um comunicado. Segundo o organismo, no fim de 2021 havia cerca de 90 milhões de pessoas deslocadas, sobretudo devido à violência em países como Etiópia, Burkina Faso, Mianmar, Nigéria, Afeganistão e República Democrática do Congo. 

Publicidade

No caso da Ucrânia, invadida pelas tropas russas em 24 de fevereiro, mais de 8 milhões de pessoas tiveram que fugir para outras regiões do país. Além disso, mais de 6 milhões cruzaram as fronteiras com outros países.

Antes do conflito, a Ucrânia tinha 37 milhões de habitantes nos territórios controlados por Kiev, o que exclui a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e as regiões do leste controladas por separatistas pró-russos.

Publicidade

Para contextualizar o dado de 100 milhões divulgado na segunda, a Acnur destaca que essa cifra representa mais de 1% da população mundial e que só 13 países têm uma população superior a esse número.

O dado inclui refugiados, solicitantes de asilo e mais de 50 milhões de deslocados internos.

Publicidade

"Para inverter essa tendência, a única resposta é a paz e a estabilidade, para que gente inocente não seja obrigada a escolher entre o perigo em casa e a precária fuga e o exílio", disse Grandi. 

A Acnur divulgará em 16 de junho, em seu relatório anual, os dados completos dos deslocamentos forçados em 2021.

Mais de dois anos depois do início da pandemia de Covid-19, ao menos 20 países continuam negando o acesso ao asilo a pessoas que fogem de conflitos, da violência e da perseguição, usando como desculpa medidas adotadas para combater a disseminação do vírus.

Na sexta-feira, Grandi pediu a essas nações que suspendam esse tipo de restrição, que contraria um direito humano fundamental.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.