Estados Unidos

Internacional Durante evento nos EUA, Biden pergunta por congressista falecida 

Durante evento nos EUA, Biden pergunta por congressista falecida 

Presidente dos Estados Unidos chamou pela republicana Jackie Walorski, que morreu em um acidente de trânsito no último mês

Agência EFE
Resumindo a Notícia
  • Durante um evento, o presidente dos EUA, Joe Biden, perguntou por uma congressista morta

  • Biden chamou Jackie Walorski, mas a republicana morreu em um acidente, em agosto

  • A porta-voz da Casa Branca minimizou o incidente e disse que 'ela estava muito presente'

  • Algumas pessoas questionam a aptidão de Biden para ser presidente dos EUA aos 79 anos

Joe Biden cometeu equivoco durante evento que discutia insegurança alimentar

Joe Biden cometeu equivoco durante evento que discutia insegurança alimentar

Oliver Contreras/AFP - 28.9.2022

Na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, surpreendeu os participantes de uma conferência sobre a fome, nesta quarta-feira (28), ao perguntar se na plateia estava Jackie Walorski, uma congressista republicana que morreu no último mês de agosto.

"Jackie, você está aqui? Onde está Jackie? Ela estaria aqui", disse o presidente democrata, de 79 anos.

A republicana, representante do estado de Indiana, morreu em um acidente de carro e havia promovido um projeto de lei bipartidário para realizar a conferência de hoje, na qual foram comprometidos fundos no valor de cerca de US$ 8 bilhões (mais de R$ 43 bilhões) para acabar com a fome nos EUA até 2030.

O site da emissora de rádio pública NPR lembrou nesta quarta-feira que o presidente e a primeira-dama, Jill Biden, emitiram um comunicado em agosto manifestando condolências, elogiando a colaboração estabelecida com Walorski e destacando que ela era uma representante "única".

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, tentou desviar a atenção do equívoco do presidente.

"O evento de hoje era importante. Sobre segurança alimentar e como vamos tomar medidas para erradicar a fome até 2030, e isso é algo que o presidente leva muito a sério. Ela estava muito presente. Em dois dias [Biden] verá sua família para honrá-la e honrar o trabalho que ela fez", declarou a porta-voz ao ser questionada pela imprensa.

Neste mês, em entrevista ao programa 60 Minutes, Biden respondeu a uma pergunta sobre o que achava daqueles que dizem que, com sua idade, ele não está mais apto para o cargo.

"Olhe para mim", respondeu o presidente. Ele garantiu que respeita as pessoas que dizem que ele é mais velho, mas disse que está bem e não se sente velho nem tem problemas físicos ou mentais que o impeçam de exercer a Presidência.

Últimas