Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Explosão de vulcão retira centenas de pessoas de casa no sul do Peru

Explosão do Ubinas lançou fumaça e cinzas num raio de 25 quilômetros; aulas foram suspensas e pessoas estão recebendo máscaras para proteção

Internacional|

Vulcão Ubinas forçou retirada de moradores
Vulcão Ubinas forçou retirada de moradores Vulcão Ubinas forçou retirada de moradores

Autoridades peruanas retiraram centenas de pessoas que moram próximas a um vulcão no sul do país, após explosões e emissões de cinzas.

O Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) determinou a retirada de moradores após o vulcão Ubinas, o mais ativo do país, localizado na região de Moquegua, registrar duas explosões que levaram a cinzas serem expelidas em um raio de 25 quilômetros, afetando ao menos oito áreas habitadas.

"Ações estão sendo tomadas para cerca de mil pessoas vivendo nestas áreas ao redor do vulcão Ubinas, para que possam ser realocados em abrigos já providenciados sob planos de contingência", disse o chefe do Indeci, Jorge Chávez, à rádio local RPP.

Pessoas recebem máscaras

Publicidade

O Ministério da Educação disse que em cidades próximas ao vulcão, que está cerca de 1.200 quilômetros ao sul de Lima, as aulas foram suspensas e pessoas receberam máscaras e óculos para proteção contra as cinzas e gases do vulcão.

O sul do Peru, área onde há importantes áreas de mineração, abriga uma dúzia de vulcões ativos. O Peru também está no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, área com alta incidência de terremotos e atividade vulcânica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.