Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gorbachev, condutor do fim da União Soviética, alerta para a retomada de uma nova Guerra Fria

Ex-líder, porém, vê possibilidades de solução se a Europa entender as posições da Rússia

Internacional|Do R7

Ex-presidente acredita que neste cenário tudo pode acontecer
Ex-presidente acredita que neste cenário tudo pode acontecer Ex-presidente acredita que neste cenário tudo pode acontecer

Uma nova Guerra Fria está a caminho enquanto tropas russas e da Otan continuarem frente a frente em fronteiras europeias. Esta é a opinião de ninguém menos do que o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, principal condutor do fim da União Soviética e, consequentemente, do período de tensões no século 20 entre Ocidente e Oriente, chamado então de Guerra Fria.

Em entrevista para o jornal Bild na semana passada, traduzida pela Radio Free Europe Radio Liberty, Gorbachev afirmou que uma corrida armamentista entre Rússia e Europa já está em andamento. As informações são do Daily Mail.

— Tropas estão sendo transferidas para a Europa, incluindo equipamentos pesados, como tanques e carros blindados. Não faz muito tempo que as tropas da OTAN e as tropas russas estavam estacionadas muito longe umas das outras. Estão agora nariz a nariz.

Para superar propaganda anti-Rússia, Moscou aposta em parcerias espaciais

Publicidade

Segundo Gorbachev, em um cenário como este, "tudo pode acontecer". Ele, porém, vê possibilidades de solução. Mas elas passam por uma restauração urgente nas relações e no diálogo entre a Rússia e as nações europeias, como a Alemanha.

Neste entendimento, para o ex-líder, é fundamental a compreensão, por parte das nações europeias, da posição russa neste cenário. Gorbachev acredita que a Rússia precisa ser "levada a sério". Além disso, para ele, a situação tem de ser conhecida em sua realidade já que, de acordo com o ex-presidente, o país ainda não conseguiu se transformar em uma democracia plena.

Assista 24 horas à programação da Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.