O que é ‘nuvem rolo’, fenômeno que parece tsunami e assustou banhistas em Portugal; assista
Apesar do susto inicial, nuvens não oferecem risco direto às pessoas e costumam se dissipar rapidamente
Internacional|Do R7

Banhistas em diferentes regiões litorâneas de Portugal se assustaram nos últimos dias ao presenciarem uma formação que lembrava um tsunami. O que parecia ser uma onda gigante se aproximando da costa era, na verdade, uma nuvem rara conhecida como “nuvem rolo”.
O fenômeno foi registrado em ao menos três cidades costeiras do país. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram uma longa massa de nuvens em forma de tubo avançando sobre o mar.
De acordo com meteorologistas, esse tipo de nuvem se forma quando há uma diferença significativa de temperatura entre a superfície da Terra e o mar. O ar frio que desce do interior de uma nuvem se choca com o ar mais quente do ambiente, criando as condições para o surgimento da formação.
Leia mais:
A Organização Meteorológica Mundial define a nuvem rolo como uma “massa de nuvem longa, tipicamente baixa, horizontal, destacada e em forma de tubo, que muitas vezes parece rolar lentamente em torno de um eixo horizontal”.
Segundo o serviço de meteorologia do Reino Unido, o Met Office, essas nuvens geralmente aparecem em conjunto com tempestades. Elas podem vir acompanhadas de ventos fortes, granizo, trovões e relâmpagos, embora nem sempre resultem em chuva.
A aparição de nuvens rolo é considerada rara. Apesar do susto inicial, o fenômeno não oferece risco direto aos banhistas e costuma se dissipar rapidamente.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
